Sex­to jo­go e sex­ta vi­tó­ria do “no­vo” Man­ches­ter Uni­ted de Solsk­ja­er

Li­o­nel Mes­si mar­cou na vi­tó­ria do Bar­ce­lo­na e che­gou aos 400 go­los no cam­pe­o­na­to es­pa­nhol

Edição Público Porto - - ES­PA­ÇO PÚ­BLI­CO - Da­vid An­dra­de dan­dra­[email protected]­bli­co.pt

É ape­nas mais um nú­me­ro fa­bu­lo­so na já lon­ga lis­ta de con­quis­tas do as­tro ar­gen­ti­no. On­tem, na vi­tó­ria por 3-0 do Bar­ce­lo­na so­bre o Ei­bar, o uru­guaio Luis Suá­rez até bi­sou, mas o des­ta­que no en­con­tro foi pa­ra a pro­e­za al­can­ça­da por Li­o­nel Mes­si: o ar­gen­ti­no apon­tou o seu 400.º go­lo no cam­pe­o­na­to es­pa­nhol. Há já 14 tem­po­ra­das na prin­ci­pal equi­pa dos ca­ta­lães, o cra­que ar­gen­ti­no não se can­sa de mar­car e só es­ta tem­po­ra­da já as­si­nou 23 go­los em 22 jo­gos.

No fi­nal da 17.ª jor­na­da da Pre­mi­er Le­a­gue, após o Man­ches­ter Uni­ted ser der­ro­ta­do em An­fi­eld pe­lo Li­ver­po­ol, os “red de­vils” es­ta­vam mais per­to da 13.ª (cin­co pon­tos de van­ta­gem) do que da 5.ª po­si­ção (me­nos seis pon­tos do que o Ar­se­nal). Cin­co jo­gos de­pois, tu­do es­tá di­fe­ren­te. Com a saí­da de Jo­sé Mou­ri­nho e a en­tra­da de Ole Gun­nar Solsk­ja­er, o Uni­ted só sa­be ga­nhar e com o triun­fo em Lon­dres con­tra o Tot­te­nham (1-0), a for­ma­ção de Man­ches­ter al­can­çou o Ar­se­nal e o 7.º clas­si­fi­ca­do já es­tá a no­ve pon­tos. Em Es­pa­nha, Mes­si vol­tou a fa­zer his­tó­ria: o ar­gen­ti­no apon­tou o seu 400.º go­lo no cam­pe­o­na­to es­pa­nhol.

Os jo­ga­do­res são os mes­mos, mas a ati­tu­de é, in­dis­cu­ti­vel­men­te, ou­tra. Em Wem­bley, o “no­vo” Uni­ted so­mou a sex­ta vi­tó­ria em seis jo­gos (cin­co pa­ra a Pre­mi­er Le­a­gue e uma pa­ra a Ta­ça de In­gla­ter­ra) e os vi­ce­cam­peões in­gle­ses já ame­a­çam os qua­tro pri­mei­ros lu­ga­res, que da­rão aces­so à Li­ga dos Cam­peões.

O jo­go “gran­de” da 22.ª jor­na­da da Pre­mi­er Le­a­gue foi equi­li­bra­do, mas o Uni­ted mos­trou-se au­daz e con­se­guiu sur­pre­en­der o Tot­te­nham de Po­chet­ti­no. Mé­ri­to de Pog­ba (quem o viu com Mou­ri­nho e quem o vê com Solsk­ja­er) que foi um dos me­lho­res em cam­po e fez a as­sis­tên­cia pa­ra Rash­ford que, com um re­ma­te cru­za­do, fez, aos 44’, o go­lo que de­ci­diu o jo­go em Wem­bley. De­pois, na par­te fi­nal, foi De Gea a as­su­mir o pa­pel de pro­ta­go­nis­ta. No tu­do ou na­da dos “spurs”, va­leu ao Uni­ted a ins­pi­ra­ção do es­pa­nhol, que tra­vou to­das as ten­ta­ti­vas de Ka­ne e com­pa­nhia.

Em Go­o­di­son Park, a exi­bi­ção do Ever­ton não foi bri­lhan­te, mas Mar­co Sil­va con­se­guiu o triun­fo de que ne­ces­si­ta­va pa­ra sa­cu­dir a pres­são. Con­tra um Bour­ne­mouth que tam­bém atra­ves­sa um mau mo­men­to — no­na der­ro­ta em 12 jor­na­das —, o jo­go co­me­çou me­lhor pa­ra a for­ma­ção do Sul de In­gla­ter­ra, mas na se­gun­da par­te o Ever­ton me­lho­rou e con­se­guiu os três pon­tos. Com An­dré Go­mes nos 90 mi­nu­tos, os “tof­fe­es” che­ga­ram à van­ta­gem aos 61’, com um go­lo do fran­cês Zou­ma e, já em pe­río­do de des­con­tos, Cal­vert-Lewin, que ti­nha si­do lan­ça­do por Mar­co Sil­va aos 87’, fi­xou o re­sul­ta­do fi­nal.

Em Es­pa­nha, Luis Suá­rez até bi­sou no triun­fo do Bar­ce­lo­na con­tra o Ei­bar (3-0), mas o des­ta­que vai pa­ra mais uma pro­e­za de Mes­si: o ar­gen­ti­no apon­tou o seu 400.º go­lo no cam­pe­o­na­to es­pa­nhol. Com seis triun­fos con­se­cu­ti­vos, o Bar­ce­lo­na man­te­ve o Atlé­ti­co de Ma­drid a cin­co pon­tos e di­la­tou pa­ra oi­to a van­ta­gem so­bre o Se­vi­lha, que, com An­dré Sil­va no “on­ze”, per­deu em Bil­bau con­tra o Ath­le­tic: 2-0, com um bis de Iña­ki Wil­li­ams.

O Re­al Ma­drid so­freu, mas pas­sou no Be­ni­to Vil­la­ma­rín. Con­tra o Be­tis de Wil­li­am Car­va­lho — o por­tu­guês foi ti­tu­lar —, Mo­dric co­lo­cou os ma­dri­dis­tas a ven­cer na pri­mei­ra par­te, mas Ca­na­les, aos 67’, res­ta­be­le­ceu o em­pa­te. E quan­do pa­re­cia que a equi­pa de So­la­ri ia vol­tar a per­der pon­tos, Da­ni Ce­bal­los, de li­vre di­rec­to, fez o 1-2 fi­nal, aos 88’, pe­din­do a se­guir des­cul­pa aos adep­tos do clu­be on­de fez a for­ma­ção co­mo jo­ga­dor.

J.M.M.

Li­o­nel Mes­si

FACUNDO ARRIZABALAGA/EPA

O Man­ches­ter Uni­ted só sa­be ga­nhar des­de que Jo­sé Mou­ri­nho dei­xou o car­go de trei­na­dor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.