Essential Algarve

ALBERTO GIACOMETTI E PETER LINDBERGH, MUSEU DA MISERICÓRD­IA

-

No outro lado do rio Douro, Capturar o Invisível, patente no Museu da Misericórd­ia (MMIPO) é uma exposição sumptuosa de esculturas e desenhos de Alberto Giacometti com fotografia­s de Peter Lindbergh, uma visita que não posso recomendar o suficiente.

Giacometti nasceu na Suíça, em 1901, oito anos antes do nascimento de Bacon, em Dublin, tornando os dois artistas contemporâ­neos de certa forma. Enquanto Bacon fez uma série de longas estadas em Paris, Giacometti passou lá a maior parte da sua vida adulta. Durante alguns anos, no início da década de 1960, encontrara­m-se em Paris e tornaram-se amigos até à morte de Giacometti, em 1966.

Ambos os artistas eram obcecados com as possibilid­ades de expressão da cabeça e da figura humana. À semelhança de Bacon, Giacometti trabalhava com os seus amigos sofredores como modelos e, tal como Bacon, elevando constantem­ente a fasquia, Giacometti descartava muito do seu trabalho. Na obra Um Retrato de Giacometti, o autor estado-unidense James Lord relata a experiênci­a intensa de posar para o artista durante 18 dias consecutiv­os. Todas as noites, Giacometti parecia ter alcançado a perfeição, e Lord era incapaz de imaginar como o seu retrato poderia vir a ser melhorado. Na manhã seguinte, quando o seu modelo regressava ao estúdio, Giacometti, sempre insatisfei­to com o seu trabalho, anunciava que tinha destruído a produção do dia anterior. Assim, o artista acendia um cigarro, e dava início a mais um dia extenuante de poses.

Num tom diferente, o fotografo de moda alemão Peter Lindbergh foi fundamenta­l na génese das supermodel­os da década de 1990, os «rostos que lançaram mil perfumes». Embora estivesse longe de ser indiferent­e à beleza plástica, Lindbergh estava igualmente preocupado em retratar a personalid­ade de cada modelo. Muitos dos seus melhores trabalhas foram feitos a preto e branco, algo que considerav­a ser mais «generoso» para a modelo e mais sensível ao seu caráter.

Um dos últimos projetos de Lindbergh passou por fotografar o trabalho de Giacometti nos arquivos da Fondation Giacometti, em Paris. A exposição do MMIPO cria um diálogo extraordin­ário e intimo entre as esculturas originais de Giacometti em bronze e a percepção de Lindbergh desses trabalhos, vistos através da lente da sua máquina fotográfic­a e produzidos como impressões fotográfic­as de grande escala.

Patente até 24 de setembro, a exposição Capturar o Invisível é patrocinad­a pela Taylor’s Port, que oferece um copo de Vinho do Porto para ser apreciado no terraço do MMIPO, com vista para a cidade do Porto. Adrian Bridge, CEO da Taylor’s, explica que a marca planeia organizar exposições anuais de arte internacio­nal no Porto, além das mostras permanente­s nos vários museus do World of Wine, associadas à Taylor’s. www.mmipo.pt

 ?? ??
 ?? ?? ESTHER CANADAS, JAYNE WINDSOR, KAREN ELSON, KIRSTEN OWEN, MARIESOPHI­E WILSON, MISSY RAYDER, NAOMI CAMPBELL, NATALIA SEMANOVA, RACHEL ROBERTS, SHALOM HARLOW, SHIRLEY MALLMANN, STELLA TENNANT, VOGUE ITALY, ATELIER BAUDE, PARIS, FRANCE, 1997
ESTHER CANADAS, JAYNE WINDSOR, KAREN ELSON, KIRSTEN OWEN, MARIESOPHI­E WILSON, MISSY RAYDER, NAOMI CAMPBELL, NATALIA SEMANOVA, RACHEL ROBERTS, SHALOM HARLOW, SHIRLEY MALLMANN, STELLA TENNANT, VOGUE ITALY, ATELIER BAUDE, PARIS, FRANCE, 1997

Newspapers in English

Newspapers from Portugal