Essential Algarve

Noélia Jerónimo, proprietár­ia e chefe do restaurant­e Noélia & Jerónimo, foi nomeada Chef do Ano 2021 pelo prestigiad­o Guia Boa Cama Boa Mesa

-

Natural de Tavira, Noélia Jerónimo começou a trabalhar com 14 anos numa pastelaria. Anos mais tarde, adquiriu o espaço, e em 2007, acabou por nascer o Restaurant­e Noélia & Jerónimo, que se destaca pela vista desafogada para a Ria Formosa, pelos produtos frescos e uma garrafeira com 200 referência­s.

Depois de um 2020 particular­mente difícil para a algarvia, devido à pandemia de COVID-19, que a levou a um internamen­to de três semanas no hospital, Noélia Jerónimo recebeu em junho passado, em Lisboa, o título de Chef do Ano 2021, um prémio do Guia Boa Cama Boa Mesa do jornal Expresso, que desde 2003 distingue os melhores hotéis e restaurant­es do País.

«Para mim, receber tal distinção, foi muito gratifican­te a nível emocional e profission­al. Depois de um ano tão complicado, o prémio foi muito importante. As pernas tremeram, chorei que me fartei e não estava nada à espera de o receber», descreve. «Trabalho para fazer pessoas felizes, para conhecerem novos sabores e para que o tempo que passem no Noélia seja especial.

«A cozinheira dos chefes ser intitulada Chef do Ano, para mim, foi como ganhar o Euromilhõe­s. Ficará para sempre na minha alma, no meu coração e na minha vida. Além disso, foi extremamen­te importante para o Algarve. Estou muito feliz.»

Segundo o Guia Boa Cama Boa Mesa, do espaço algarvio «destacam-se as receitas clássicas como as pataniscas de polvo com arroz de coentros, a canja de amêijoas ou os filetes de peixe-galo. À ementa do restaurant­e chegaram outros incontorná­veis pratos, como o ceviche de dourada, o arroz de limão com corvina e amêijoas e o majestoso arroz de carabineir­os». Noélia Jerónimo venceu

Mesa’ section of the Guide, the selection was based on five evaluation criteria: location, service, wine cellar and price/quality ratio.

But what is the secret behind the restaurant’s success, why are all the tables for summer dining booked up several months in advance? “We only work with fresh produce. I pick the best tuna, clams, and oysters; things that are ours and then I transform them a little. I work with our produce, the mountains, and the seasons. So, the menu varies every day. Here, we dedicate our life to things, to the product, to the way I make them and to the people. It’s essential that people leave here happy,” she explains.

According to the chef, the secret is in her dedication: “I give myself a lot. I like people and that is the main thing. The restaurant’s success goes back many years. Noélia has também mais um Garfo de Prata, a juntar aos que já tinha (um por ano desde 2018). Na vertente Boa Mesa do Guia, a seleção distinguiu critérios de avaliação que se regeram por cinco pontos: local, serviço, garrafeira e relação preço/qualidade.

Qual é então o segredo do sucesso do restaurant­e, que faz com que todas as mesas para jantar no verão estejam reservadas vários meses antes? «Só trabalhamo­s com produtos frescos. Escolho o melhor atum, a melhor amêijoa e as melhores ostras. As coisas são nossas, depois transformo-as um pouco. Trabalho com o nosso produto, a serra e a sazonalida­de. Por isso, o menu varia todos os dias. Aqui há uma entrega de vida às coisas, ao produto, à maneira como as faço e às pessoas. É fundamenta­l que as pessoas saiam contentes daqui», responde.

O segredo, segundo a chefe, está na entrega: «Entrego-me muito. Gosto de pessoas e isso é o

fundamenta­l. O sucesso do restaurant­e já vem de há muitos anos. A Noélia já atravessou fronteiras. Já trabalhei em Macau, e no Brasil estive com a Roberta Sudbrack, uma das melhores cozinheira­s a nível mundial, que abdicou das estrelas Michelin que já tinha por um restaurant­e onde houvesse barulho, vida e movimento», como o Noélia & Jerónimo.

Também o carinho que todos os clientes, portuguese­s, algarvios e estrangeir­os, sentem pela chefe é partilhado por vários colegas de profissão, que todos os anos se sentam à mesa do seu restaurant­e. É o caso de Leonel Pereira (CHECKIN, Faro); Rui Silvestre (Vistas Rui Silvestre, Vila Nova de Cacela); Hans Neuner (Ocean, Porches); Vitor Matos (Antiqvvm, Porto); José Avillez (Belcanto, Lisboa) e Justa Nobre (O Nobre, Lisboa).

«Sou amiga de todos os chefes e todos gostam de vir ao Noélia. Praticamen­te todos os anos, todos os chefes de estrela Michelin em Portugal vêm cá.

Eles gostam e é por isso que durante muitos anos fui chamada de cozinheira dos chefes. É como se eles viessem à mãe, ao carinho que tenho para dar. O fundamenta­l para mim são os abraços e daí esse sentido maternal com que olham para mim», conta a premiada.

Para o futuro, e depois de já ter recebido diversas propostas para abrir um restaurant­e de autor na capital, Noélia Jerónimo assegura: «Vou ficar em casa. Gosto do Algarve. Sou uma apaixonada pelo Algarve, pela Ria Formosa e gosto de estar aqui. Não ambiciono ter mais restaurant­es, quero é conseguir fazer mais e melhor. O fundamenta­l de tudo é sermos humanos e conseguir deixar um legado. Falta-me só ser melhor amanhã do que sou hoje.»

O Restaurant­e Noélia & Jerónimo, em Cabanas de Tavira, e está aberto de quinta a terça das 12h30 às 15h30 e das 19h às 23h.

 ?? ??

Newspapers in English

Newspapers from Portugal