Essential Madeira Islands

A sétima geração do Porsche 911 Turbo chegou para aniquilar a concorrênc­ia. Juntando um S à equação, os ingredient­es são explosivos

-

Anova geração do Porsche 911 continua a tradição de mais de meio século de ser o desportivo referência do mercado. Mantendo bem vivo o elo de tradição com o passado e com aquilo que faz deste um modelo único no mundo, o 911 soube, ainda assim, olhar sempre para o futuro.

Naturalmen­te, à medida que a gama 992 se vai expandindo, a Porsche vai dando a conhecer as variações sobre o tema que, depois em conjunto, fazem a lenda que é o 911. O mais recente membro é o bombástico Turbo S, o indiscutív­el campeão da velocidade e eficácia e um ícone em nome próprio. Para alguns, desde a primeira encarnação da espécie em 1974, um 911 tem que ostentar as letras Turbo. Se a elas se acrescenta­r um S, ainda melhor.

Muito mais musculado que um Carrera, o Turbo consegue manter intactas as linhas do 992, mas com pormenores que o tornam ainda mais apelativo do ponto de vista estético: os faróis dianteiros escurecido­s e a faixa luminosa da traseira são bons exemplos disso. A enorme asa não poderia faltar, como parte fundamenta­l do trabalho aerodinâmi­co que inclui ainda vias mais largas, um spoiler frontal ativo e um novo sistema ‘air-brake’ para aumentar a travagem a partir de altas velocidade­s. As quatro saídas de escape retangular­es são um sinal de que este Porsche não está para brincadeir­as.

O novo motor de seis cilindros boxer com 3.8 litros é o elemento mais relevante na passagem do 991 para o 992 e é um portento de engenharia. Com 650 cavalos de potência e 800 Nm de binário, o Turbo S atinge os 100km/h em 2,7 segundos, os 200km/h em 8,9 segundos e não para de acelerar ferozmente até aos 330km/h.

A nova caixa PDK com calibragem específica para lidar com tamanha performanc­e é o melhor aliado que um motor de elevadas prestações pode ter, colocando a potência às quatro rodas motrizes com um equilíbrio de suavidade e selvajaria: o 911 Turbo S continua a ser tão bom no dia a dia como a envergonha­r supercarro­s em pista.

O habitáculo é em tudo igual aos modelos Carrera, apostando forte na tecnologia e na ergonomia e oferecendo a costumeira qualidade Porsche. As opções de personaliz­ação são enormes e permitem que cada Turbo S esteja adaptado aos gostos do piloto. Perdão, do condutor. Como sempre, a escolha mais difícil é entre as versões Coupé e Cabrio.

A história do mais famoso automóvel do mundo escreve-se com mais uma entrada na pasta ‘Performanc­e do Outro Mundo’. O 911 Turbo S é tudo aquilo que um Porsche deve ser e muito mais.

Newspapers in English

Newspapers from Portugal