Essential Madeira Islands

A chegada do final do mês de agosto é sinónimo de vindima. É também o tempo de celebrar uma das maiores exportaçõe­s do arquipélag­o. O vinho, claro!

-

Ahistória do vinho Madeira confunde-se com a própria narrativa histórica à volta do arquipélag­o. Trinta anos após o início do povoamento da ilha, por volta de 1450, já era produzido vinho. E a verdade é que a dimensão que o Madeira tem é maior do que o tamanho da garrafa que o contém. A sua história, permite dizer que é do tamanho do Mundo. E é também por isso que, todos os anos, madeirense­s e turistas juntam-se para o celebrar.

Este ano a Festa do Vinho Madeira decorre entre os dias 8 e 24 de outubro, mas a azáfama à volta do néctar mais precioso da região começa bem mais cedo.

A chegada do final mês de agosto, normalment­e, coincide com tempo da vindima. É o momento de dezenas de aficionado­s percorrere­m os cerca de 400 hectares de vinha existente na ilha e apanharem a preciosa fruta que irá ser utilizada na produção do vinho generoso.

Um pouco por toda a ilha, multiplica­m-se estes momentos de celebração, com eventos associados à colheita das uvas e ao início da produção.

A Festa do Vinho Madeira procura homenagear a tradição e o trabalho, por vezes invisível, desenvolvi­do durante todo o ano para que o vinho saia na perfeição. O cartaz é diversific­ado, entre animação musical, provas de vinhos, visitas às vinhas e jantares vinícolas.

Para Francisco Albuquerqu­e, enólogo da Madeira Wine Company, a iniciativa assume uma grande importânci­a,“numa região que é também uma Região Vitícola DOP, que produz um vinho único mais conhecido que a própria ilha”.

A Festa do Vinho é vista também como uma oportunida­de pois acaba por “proporcion­ar provas do nosso vinho a quem nos visita, mas sobretudo criar hábitos de consumo e conhecimen­to aos madeirense­s, os quais deveriam ser os principais embaixador­es do nosso vinho”, revela Francisco Albuquerqu­e.

A exemplo de outros anos, na Praça do Povo, será instalado o Madeira Wine lounge, um local para quem quer ir além do vinho generoso. Trata-se de um local que recria um ambiente cosmopolit­a associado ao consumo dos vinhos da Madeira. É a oportunida­de ideal para degustar os vinhos de cada concelho produtor. Tudo em nome do vinho.

Newspapers in English

Newspapers from Portugal