Essential Madeira Islands

Used vehicle taxes

-

A2 de setembro o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) considerou ilegal a cobrança de Imposto sobre Veículos (ISV) aos automóveis usados importados.

O Tribunal considerou que a legislação viola o princípio da livre circulação de mercadoria­s, pondo termo a uma contenda com alguns anos e que teve origem quando um importador de carros usados de Aveiro contestou a aplicação do imposto por parte do fisco português.

"A legislação nacional não garante que os veículos usados importados sejam sujeitos a um imposto de montante igual ao do imposto que incide sobre os veículos usados similares já presentes no mercado português", afirma o TJUE em comunicado.

Em causa está a legislação portuguesa que faz com que os carros usados importados de outros Estados-Membros sejam mais tributados do que os usados comprados no mercado português, porque “não está prevista nenhuma redução da componente ambiental que reflita a desvaloriz­ação do valor comercial do veículo a esse título".

As inúmeras queixas de vários importador­es fizeram a Comissão Europeia abrir um processo de infração contra Portugal, consideran­do que a lei era violadora do artigo 110.º do Tratado sobre o Funcioname­nto da União Europeia, relativo à livre circulação.

Este entendimen­to foi agora corroborad­o pelo TJUE ao considerar que o regime de tributação português para os veículos usados importados não toma em conta "a desvaloriz­ação real desses veículos, nomeadamen­te na redução da componente ambiental".

O Acórdão refere que "embora os Estadosmem­bros sejam livres de definir as modalidade­s de cálculo do imposto de registo de modo a ter em conta consideraç­ões relacionad­as com a proteção do ambiente, deve ser evitada qualquer forma de discrimina­ção”.

 ?? ??
 ?? ?? SARA MADRUGA DA COSTA LAWYER / ADVOGADA SARAMADRUG­ACOSTA@HOTMAIL.COM
SARA MADRUGA DA COSTA LAWYER / ADVOGADA SARAMADRUG­ACOSTA@HOTMAIL.COM
 ?? ??

Newspapers in English

Newspapers from Portugal