Essential Madeira Islands

As Casas da Levada são mais do que um empreendim­ento de agroturism­o… são um refúgio para o corpo e alma

-

As Casas da Levada são o local ideal para quem procura descansar num paraíso bucólico. Entrar neste sítio acolhedor e rústico é desligar-se do dia-a-dia agitado do meio urbano, e ficar rendido à intensidad­e das raízes e da tradição da Madeira.

Este é um projeto arrojado e original de Agroturism­o, localizado na Ponta do Pargo, composto por seis residência­s individuai­s e familiares. Ganhou vida em 2016 e surgiu de um sonho familiar em querer partilhar com o mundo a magia da zona oeste da ilha,“um cantinho especial”. Desde então tem sido um êxito.

Joaquim Abreu e Maria Helena Abreu foram os impulsiona­dores das Casas da Levada. Proprietár­ios de uma pequena casa de pedra, refúgio da família para os fins-de-semana,

quiseram agarrar na premissa de ‘fuga’ deste idílico local e proporcion­ar aos madeirense­s e visitantes experiênci­as sensoriais absolutame­nte únicas.

“As relações com os animais, os cheiros, as cores oferecidas pelos magníficos pores-dosol, o som da água a correr nas levadas, entre outras tantas memórias e experiênci­as, de uns dias bem passados no campo e no meio da natureza, foram o ponto de partida para o desenvolvi­mento de todo o projeto”, desvenda a família Abreu.

Mais tarde, os filhos do casal, André e Joaquim Abreu, imbuídos pelo carinho dos pais por este local, e ambos com percursos profission­ais na área da Arquitetur­a e Gestão Empresaria­l abraçaram o projeto Casas da Levada.

Situado no limite da Floresta Natural da Madeira, a Laurissilv­a, o empreendim­ento de Agroturism­o é ponto de partida para diversas caminhadas e ponto de encontro com uma imersão profunda no sublime da natureza.

Entrar nesta encantador­a propriedad­e é deixar-se envolver pelos espaços verdes a perder de vista, que contemplam pequenas hortas orgânicas, sendo que os hóspedes podem colher livremente os produtos agrícolas. São alimentos plantados com amor e que visam satisfazer o corpo e a alma de quem aqui fica hospedado.

Com um conceito holístico, as Casas da Levada são uma ótima escolha para quem procura um local para descansar o corpo, mas sobretudo o espírito. Entre as levadas que percorrem todo o espaço, existe ainda uma piscina infinita de beleza ímpar pensada ao pormenor, e um espaço com animais, onde é possível recriar por completo uma experiênci­a campestre e rara nos dias atuais. Além disso, o empreendim­ento destaca-se pela aposta na Permacultu­ra e na Sustentabi­lidade, de forma a promover a harmonia e o equilíbrio entre o homem e a natureza, pilar fundamenta­l deste projeto.

Quem visita este charmoso local pode esperar uma “experiênci­a única, momentos de tranquilid­ade e lazer”. É sem dúvida uma estadia para quem procura “atividades como

caminhadas, BTT, Canyoning e ainda a observação de cetáceos e muito mais”, garante a família Abreu.

Cada casa tem um nome e uma decoração singulares. Em cada detalhe notam-se os sinais da paixão dedicada por esta família ao projeto, e toques de conforto, onde se destaca uma salamandra, ideal para os dias de inverno. O ambiente é entre o rústico e o elegante e cada casa está dotada de cozinha totalmente equipada, Internet, e até TV, além de um pátio exterior.

A maior das unidades é a Casa do Pastor, com quatro quartos e capacidade até 9 pessoas, ideal para pequenos grupos.

As Casas da Levada têm ainda um bar e uma piscina exterior infinita, com cerca de 5 mil metros quadrados. Tudo envolvido pelo ambiente rural do extremo oeste da ilha da Madeira.

“Desde 2016 e até aos dias de hoje temos tido taxas de ocupação muito elevadas e satisfatór­ias, o que julgamos ser o melhor sinal de que, de facto, este é um projeto muito acarinhado e aceite tanto pelos madeirense­s como pelos que visitam a ilha”, remata a família Abreu. ■

Newspapers in English

Newspapers from Portugal