Essential Madeira Islands

Misturada com os edifícios circundant­es, a história desta capela confunde-se com a Zona Velha do Funchal

- www.monumentos.gov.pt

ACapela de Nossa Senhora da Boa Viagem localiza-se no gaveto da Rua de Santa Maria com a Rua da Boa Viagem, no início da denominada Zona Velha do Funchal. Passa quase despercebi­da, dado que se encontra adossada às restantes construçõe­s dos arruamento­s.

Não existem certezas sobre a quem era dedicada esta capela, dado que a documentaç­ão histórica não permite chegar a uma conclusão. O seu orago é desconheci­do.

Certos autores supõem que as invocações mais prováveis seriam a de Nossa Senhora do Monte Olivete, associada ao morgadio, de 1675 de Pedro Lopes de Vasconcelo­s ou a de Nossa Senhora da Redenção e das Mercês do Carmo, fundada em 1655. Indicam, também, que na planta do Funchal de 1804, do brigadeiro Reinaldo Oudinout, é referida como sendo a Capela de Nossa Senhora da Oliveira.

A construção ocorreu no Século XVII. O ano de 1683 está inscrito na pedra de fecho do arco do portal, assinaland­o possivelme­nte a data do final da construção. O autor é também desconheci­do.

Em 1877 é posta à venda em conjunto com a casa e armazém a que pertencia. No Século XX dá-se a profanação da capela, que serviu

como arrecadaçã­o. É doada em 1983 à Camara Municipal do Funchal, que efetua obras de reabilitaç­ão. Esteve encerrada durante alguns anos e reabriu ao público em 2018, como polo cultural, onde se realizam diversas exposições.

Em termos arquitetón­icos a Capela é do estilo maneirista, com uma planta longitudin­al simples. A fachada principal está orientada a Nascente, composta por um portal de volta perfeita, com a inscrição do ano de 1683, sobre pilastras, em cantaria, encimada por um friso e uma janela com moldura também em cantaria. A fachada Sul possui uma janela quadrangul­ar emoldurada em cantaria e uma porta, também num formato regular, enquadrada por pilastras e encimada por um friso e cornija, em cantaria regional.

No interior destaca-se a parede de fundo, com uma estrutura em cantaria de volta perfeita que “emoldura” o retábulo em talha dourada, assim como o pavimento em grandes lajes de cantaria.

A capela é conhecida popularmen­te como da Boa Viagem, adotando a denominaçã­o do arruamento onde se localiza.

Newspapers in English

Newspapers from Portugal