Essential Madeira Islands

O Projeto de gastronomi­a ‘A Biqueira’ já alcançou 8 milhões de pessoas nas redes sociais e pretende enaltecer a cultura e a identidade da Madeira

-

Apaixão pela gastronomi­a e pelos costumes da Região fez nascer o projeto ‘A Biqueira – Receitas com sabores e sotaques madeirense­s’, uma ideia original que partiu de Sandra Cardoso e de Rui Dantas Rodrigues.

Nas redes sociais conta já com 25 mil seguidores e as estatístic­as apontam para que 8 milhões de pessoas já tenham sido alcançadas, nos últimos dois anos, pelos vídeos engraçados produzidos por esta dupla.

Sandra Cardoso, uma cozinheira de mão cheia, revela que desde nova acompanhav­a a mãe e a avó na cozinha.“Recordo-me de ainda pequena já amassar pão e de ajudar a fazer a comida no lar. Com o passar dos anos, essas tradições não foram esquecidas e, um dia, nasceu a ideia de fazer um projeto ligado às receitas e às histórias das gentes da ilha”.

Foi durante confinamen­to de 2020, que veio à luz ‘A Biqueira’ com o apoio de Rui Dantas

Rodrigues, ligado à realização e à imagem. Sandra Cardoso, que também é atriz, incorpora assim uma personagem que apresenta as receitas, com os vocábulos típicos da Madeira, uma forma, como explica a própria, “de enaltecer a identidade madeirense”. A própria palavra ‘biqueira’ traduz em regionalis­mo madeirense, uma pessoa com pouco apetite, que come pouco.

Desde que foi lançada esta ideia regada de sabor e humor, a adesão dos madeirense­s tem sido enorme.“É com muita alegria que recebo mensagens de agradecime­nto por lembrar as nossas tradições e receitas que, para muitas pessoas, já estavam esquecidas”.

O projeto é ainda um canal de promoção da economia local, uma vez que Sandra Cardoso foi convidada pela Câmara Municipal de Santa Cruz para ser a madrinha do Mercadinho da Camacha.“O convite foi aceite porque pretende valorizar o que é nosso. Com esta ligação espero contribuir para promover os produtos madeirense­s da época e incentivar o consumo junto dos produtores regionais”, afirma.

O ano passado a dupla e criou a associação sem fins lucrativos ‘Atremar a Ilha’, com o intuito de recolher, registar, divulgar e promover as tradições rurais da Madeira. O objetivo passa por realizar atividades pedagógica­s tal como o projeto ‘A Biqueira vai à escola’, uma iniciativa que visa transmitir os costumes, as tradições e a gastronomi­a aos alunos, em formato presencial ou em vídeo.

“Os nossos regionalis­mos são propositad­amente utilizados de modo a salientar a riqueza do património oral que nos foi transmitid­o de geração em geração”, realça Sandra Cardoso.

Newspapers in English

Newspapers from Portugal