Essential Madeira Islands

Uma seleção dos melhores locais para comer na Madeira e Porto Santo. Os restaurant­es aqui mencionado­s foram escolhidos pela equipa da Essential de modo a garantir um guia independen­te com alguns dos melhores restaurant­es da região. A presença neste guia n

-

A Gruta concilia a ideia de um café e de um restaurant­e. O conceito é de comida para partilhar, com escolha de diversas doses, mas também de pratos tradiciona­is da Madeira. Pode também apreciar um gelado na esplanada.

No Akua predomina o peixe e os produtos do mar. Localizado no núcleo histórico da Sé, explora o conceito de comida de partilha, misturando sabores de diferentes pontos do planeta, conjugados com um toque e produtos locais. É uma cozinha de assinatura, do chefe Júlio Pereira, onde não falta o pão de fabrico artesanal.

Conhecido pela singularid­ade das suas especialid­ades goesas, os pratos têm por base receitas caseiras. O restaurant­e tem o ambiente típico das casas madeirense­s, com amplas janelas para o jardim e decorado com atenção ao detalhe, o restaurant­e apresenta também um leque de sugestões de cozinha internacio­nal.

Este restaurant­e foi buscar o nome à função do edifício com 200 anos. A cozinha é contemporâ­nea e com forte identidade, inspirada na gastronomi­a portuguesa com uma presença regional da Madeira. O menu apresenta também massas e risottos, além de opções vegetarian­as.

Dois conceitos convivem num mesmo restaurant­e: mediterrân­ico e asiático. Debruçado sobre uma ravina com uma magnífica vista para o Funchal o restaurant­e oferece especialid­ades cozinhadas com o sistema josper, além de uma carta asiática com muito mais do que sushi. O Avista é também um lounge para apreciar uma bebida ou provar petiscos.

Calmo e informal, aqui pode provar petiscos locais como lapas ou ovas de peixe-espada, mas também lagosta fresca escolhida a partir do aquário do restaurant­e, assim como outros mariscos. Este restaurant­e também propõe uma vasta escolha de pratos de peixe fresco.

O restaurant­e aposta na carne, de diversos tipos e servida de formas diferentes, com destaque para a picanha. Mas não esquece o peixe. A inspiração é mediterrân­ica. A carta de vinhos inclui cerca de 200 marcas, grande parte servida a copo.

Localizado à entrada do Porto do Funchal, este restaurant­e produz a própria cerveja, que pode ser vendida em “girafas” ou a metro. Da carta destacam-se especialid­ades como marisco ou a açorda de lagosta com gambas, além dos bifes.

Este restaurant­e aposta nos sabores tradiciona­is, de carne, peixe em marisco. Possui três áreas diferentes: uma sala de jantar interior, um terraço íntimo e um terraço superior.

Existem também opções de comida internacio­nal, mediterrân­ica, vegetarian­a e sem glúten.

A Casa Madeirense goza de uma sólida reputação entre os visitantes que procuram a gastronomi­a local servida num ambiente típico. Está sempre disponível bom peixe fresco e o marisco vivo é mantido em aquário. As opções de carne, como a espetada, por exemplo, não ficam atrás em qualidade.

ituado na zona velha do Funchal a Casa Portuguesa faz jus ao nome e oferece uma carta de cozinha portuguesa que cria uma harmonia entre o clássico e o contemporâ­neo. O espaço faz lembrar a sala de jantar de uma casa de família.

A Cantina El Mexicano propõe sabores da américa latina confeciona­dos com carnes da Madeira, acompanhad­as por bebidas exóticas do Caribe. Aqui são também servidos pratos de cozinha internacio­nal. É também um espaço de diversão noturna aos finsde-semana.

O único restaurant­e e hotel da ilha associados à Relais & Chateaux. A Dining Room da Casa Velha do Palheiro propõe uma agradável experiênci­a de jantar num ambiente requintado. A gastronomi­a é predominan­temente mediterrân­ica com na utilização de produtos frescos da Madeira.

Num Chalet recuperado convive uma atmosfera rústica urbana onde a comida portuguesa à base de carnes e caça é acompanhad­a por uma completa carta de vinhos portuguese­s. A decoração ajuda a criar uma atmosfera convidativ­a. O restaurant­e serve chá da tarde e dispõe de salas para festas de pequenos grupos.

Na Cervejaria Madeira convivem vários conceitos: Restaurant­e à la carte com cozinha internacio­nal, pizzaria, geladaria, snacks, cocktails, venda de produtos gourmet e uma garrafeira, cujos vinhos podem ser consumidos no restaurant­e ou comprados para serem levados pelo cliente.

Um restaurant­e clássico e tranquilo, na Zona Velha do Funchal, com uma carta dominada pela comida portuguesa. O trânsito fica longe e a esplanada permite ver o mar e sentir o seu aroma. Situa-se junto aos muros do Forte de São Tiago.

No emblemátic­o Terraço do Chá do Belmond Reid’s Palace é também possível jantar apreciando a vista para a baía do Funchal, numa atmosfera informal. É uma das opções do Cocktail Bar. Apresenta uma ementa com alguns snacks e pratos com inspiração mediterrân­ica. Pode apreciar música ao vivo e uma seleção de cocktails.

No espaço da conhecida designer de interiores Nini Andrade Silva, o Design Centre é um restaurant­e de assinatura, com uma cozinha contemporâ­nea e criativa. Tira partido da beleza do espaço, uma fortaleza do século XVII recuperada, no Porto do Funchal.

Localizado num pitoresco edifício que faz lembrar um fortim, onde se inclui uma gruta, o restaurant­e está debruçado sobre piscinas naturais, junto ao mar. É famoso pelo peixe fresco e marisco, com várias opções de doses. Possui esplanada, com um panorama único para o pôr-do-sol.

Este restaurant­e e gastrobar aposta na comida portuguesa com um toque contemporâ­neo. Entre as especialid­ades apresenta o famoso bife na pedra, mas também bife à portuguesa, hambúrguer­es e uma variedade de petiscos, além de opções vegetarian­as.

O restaurant­e de assinatura do Savoy Palace fica no topo do hotel, com uma vista para a baía do Funchal. Os pratos apostam na criativida­de e transmitem uma experiênci­a multissens­orial, nas cores, aromas e paladares. O espaço é partilhado com o Galáxia Skybar com uma carta de cocktails.

Na emblemátic­a Rua de Santa Maria, no Funchal, este é um pequeno restaurant­e que aposta na qualidade do seu peixe e marisco fresco, não faltando a boa carne. Muito frequentad­o pela clientela local à hora do almoço e descoberto ocasionalm­ente pelos turistas, tem entre as especialid­ades lapas e bodião fresco grelhado, ou bifes flambeados com molho roquefort.

Este restaurant­e, localizado junto à Capela do Corpo Santo oferece uma variedade gastronómi­ca que inclui comida portuguesa, mediterrân­ica, europeia e contemporâ­nea. Distinguem-se também os cocktails e as sobremesas, numa oferta gastronómi­ca bastante variada.

Dotado de uma atmosfera clássica e inspirado nos melhores exemplos de restaurant­es franceses, o Goya oferece uma cozinha clássica, com uma linha francesa, mas com recurso aos melhores produtos portuguese­s. A carta de vinhos aposta nas marcas portuguesa­s.

Este é um espaço onde moderno e o tradiciona­l convivem. Aqui servem-se maioritari­amente hambúrguer­es de todos os tamanhos e gosto acompanhad­os por sumos naturais e batatas caseiras, num ambiente tranquiliz­ante e na companhia de um menu que se inova e transforma.

Com duas estrelas Michelin é o local perfeito para um jantar romântico a dois. O chefe francês Benoît Sinthon é reconhecid­o como um dos melhores das ilhas, propondo uma ementa de assinatura, criativa, com produtos de primeira qualidade e de cada estação.

Este restaurant­e italiano à la carte oferece um conjunto de deliciosos sabores, confeciona­dos com grande qualidade e criativida­de. Desfrute da proximidad­e ao mar e de uma grande tranquilid­ade, perto do complexo balnear do lido, na Promenade Marítima do Funchal. Também estão disponívei­s menus para crianças.

Localizado no interior do Hotel Meliá Madeira Mare é um restaurant­e à la carte, de cozinha internacio­nal. Com uma decoração moderna e um ambiente acolhedor, proporcion­a a oportunida­de de jantar na sala ou num deck com vista para o mar.

O Il Vivaldi apresenta-se ao público com um duplo conceito. Por um lado, um restaurant­e mediterrân­ico. Por outro, uma churrascar­ia. Há também o Terrace Bar onde pode desfrutar de cocktails e uma vasta oferta de bebidas. Toda a atmosfera é acolhedora, num estilo clássico e sofisticad­o.

Numa das antigas casas da Quinta Penha de França, este restaurant­e oferece uma ementa com comida regional, portuguesa e internacio­nal. Poderá desfrutar da qualidade da comida do serviço, na tranquilid­ade e beleza dos jardins, acompanhad­o pelos acordes suaves que se erguem do piano, que acompanha o momento do jantar.

Este restaurant­e aposta nos produtos do meio rural e transforma-os num restaurant­e com um espirito urbano. É uma cozinha de assinatura do chefe Júlio Pereira, que aposta na proximidad­e. No Kampo a cozinha e a sala misturam-se, aproximand­o a degustação, da experiênci­a de preparação.

A cozinha do Lá no Fundo é fortemente inspirada em sabores africanos num conceito de fusão. Com um ambiente acolhedor e uma esplanada no exterior, goza de uma localizaçã­o privilegia­da, junto à Fortaleza de São Tiago.

Um ambiente caseiro num restaurant­e que conjuga os sabores de inspiração mediterrân­ica e uma atmosfera intimista, em plena zona turística. O L’Osteria apresenta uma vasta e eclética garrafeira, ideal para quem aprecia bom vinho.

O Loft oferece uma variedade de opções para o brunch, desde as bowls, bagels, tostas abertas, saladas, ovos, e panquecas para finalizar. Existem também vários sumos naturais, smoothies e cocktails sem álcool. Existem opções vegetarian­as, e menus para crianças.

Este espaço é mais do que um restaurant­e de comida portuguesa com um toque moderno. É um mercado onde são vendidos produtos portuguese­s de qualidade, incluindo vinhos. É um espaço onde também pode apenas petiscar, fora das refeições convencion­ais.

No coração da zona velha do Funchal, esta marisqueir­a oferece uma grande variedade de peixe e marisco que podem ser apreciados numa esplanada junto a um jardim. O restaurant­e possui também uma completa carta de vinhos.

Restaurant­e mediterrân­ico, com uma forte inspiração na Grécia, Marrocos e Itália. A fusão de sabores, as carnes e os peixes, as saladas de legumes frescos, os queijos e azeites e os bons vinhos, além do ambiente acolhedor, fazem a identidade do MED.

Inspirado na figura do compositor austríaco, o Mozart é um restaurant­e clássico, feito de detalhes, que vão desde a decoração, à qualidade e criativida­de da comida, passando pela qualidade do serviço e da equipa dá alma ao espaço.

Restaurant­e de inspiração mediterrân­ica, com produtos frescos e biológicos, muitos deles de produtores locais. O meni oferece diversas refeições ligeiras. Localizado junto à Catedral do Funchal, o espaço dispõe de uma esplanada.

Este é um restaurant­e especializ­ado em comida tradiciona­l portuguesa, com grande destaque para os pratos de peixe e uma aposta nos produtos de qualidade. A carta de vinhos é dominada por referência­s portuguesa­s. O restaurant­e goza de uma localizaçã­o privilegia­da, com vista para o mar.

É um restaurant­e especializ­ado em brunch, com bowls, panquecas, rolls, saladas, tostas abertas, ovos, wraps, sempre com produtos frescos, tudo confeciona­do na hora. A carta apresenta ainda outros pratos ligeiros. A ementa pode ser acompanhad­a por sumos naturais, smoothies e vinho.

Localizada no mesmo edifício que o prestigiad­o restaurant­e Casa Madeirense, o acesso à Pizzaria Casa Madeirense faz-se pelo Beco

da Abelheira. As pizzas são feitas na melhor tradição italiana. O restaurant­e também tem várias opções de massas e bife na pedra.

Sem paralelo na Madeira, o Restaurant­e Bahia, no Casino Park Hotel, concilia a cozinha com um espetáculo musical. Eleger este espaço requintado, de ementa fixa, para jantar, assegura satisfação. Como digestivo, o fervilhant­e show remete para a tradição dos bons espetáculo­s dos casinos.

Situado no interior da Fortaleza de São Tiago este é um restaurant­e de cozinha internacio­nal, que goza de uma vista privilegia­da para a baía do Funchal. Com uma atmosfera histórica, tem espaço para grupos e para eventos.

É um restaurant­e que aposta na gastronomi­a alentejana. As tradiciona­is tapas, a açorda e a carne de porco à alentejana são algumas das especialid­ades deste espaço. A carta, totalmente com vinhos alentejano­s, conta com cerca de 30 referência­s.

Restaurant­e inspirado na gastronomi­a italiana, com pizzas, lasanha, risoto e variadas sobremesas. Parte dos legumes frescos usados na confeção dos pratos são produzidos numa horta do hotel. O ambiente é acolhedor, e possui também mesas no exterior.

Com um ambiente acolhedor e uma decoração contemporâ­nea, com muito de cultura urbana, esta peixaria moderna aposta no peixe fresco do dia, no sushi e em petiscos com sabor a mar e não só. A carta tem também opções de carne.

Este é um restaurant­e especializ­ado em sushi de fusão. O Shu Aka funciona com base num menu de degustação e numa lista de vinhos pequena e ajustada ao tipo de comida. O ambiente é informal e descontraí­do.

É um restaurant­e único que alia um edifício histórico a uma cozinha com toque tradiciona­l. A carta tem propostas de cozinha madeirense e portuguesa, com especialid­ades na brasa, na panela e na cataplana. Fabrica o seu próprio pão e sobremesas. Os vinhos são conservado­s junto a uma cisterna secular.

O Terreiro aposta em produtos frescos e locais e oferece uma cozinha de conforto, inspirada na tradição e servida numa atmosfera trendy. O edifício dispõe de um amplo jardim. É a união entre um restaurant­e e um gastrobar, com uma variada oferta de cocktails.

Esta garrafeira aposta nos vinhos e em bons petiscos, numa lógica de partilha. Estão disponívei­s referência­s a copo, além de tábuas de queijos, enchidos e conservas de qualidade, cuidadosam­ente selecionad­os e de origem portuguesa. Todos os produtos podem ser consumidos no local ou comprados para consumo posterior.

Integrado na casa mãe da Quinta da Casa Branca, o restaurant­e apresenta uma sala de jantar magnífica. Oferece um serviço cuidado à la carte num ambiente clássico no interior e um terraço exterior para jantares ao ar livre. Tem uma cozinha gastronómi­ca inventiva e contemporâ­nea.

Este restaurant­e é conhecido pelo conceito de picar e partilhar. Inspirado nos pubs ingleses, é um lugar com história de várias décadas. Pode apreciar diversas opções de vinho a copo e uma carta variada de cervejas e cocktails.

Localizado no Castanheir­o Boutique Hotel, o Tipografia é um restaurant­e agradável com uma carta bistrô focada na cozinha mediterrân­ica. A carta de vinhos portuguesa é variada. A decoração é inspirada numa antiga Tipografia que funcionava naquele local. É um restaurant­e com a mestria e savoir faire da cozinha francesa e a excelência e modernidad­e dos vinhos, sobretudo portuguese­s. É o restaurant­e do The Vine, um hotel premiado. O Uva baseia-se numa cozinha inventiva e de fusão, que exalta a autenticid­ade dos produtos regionais.

Informal mas chique, o Villa Cipriani goza de uma localizaçã­o magnífica no alto de uma ravina, no Belmond Reid’s Palace Hotel. A comida é italiana, com pasta e risotto, bem como pratos de peixe e carne. Tem um grande terraço exterior para jantares no verão, com vista espetacula­r sobre o mar.

Com uma bela vista para o Porto do Funchal, é o restaurant­e de assinatura do Belmond Reid’s Palace. Com uma estrela Michelin, propõe uma abordagem criativa à comida europeia, numa cozinha contemporâ­nea com os melhores produtos da Madeira e não só. Não falta uma completa garrafeira. O nome é inspirado em William Reid, um visionário escocês que imigrou para a Madeira em busca de fama e fortuna e fundou o hotel no final do século XIX.

Um casebre na serra que servia de refúgio a caçadores e pastores no passado deu origem a um Bar e Restaurant­e, que serve pratos de caça, alguns dos quais exóticos, num ambiente acolhedor e informal.

O nome é inspirado no aparelho usado para destilar rum da Madeira, mas o Alambique não se limita à tradição. Recria pratos tradiciona­is e reinterpre­ta produtos locais, a que junta um toque de cozinha internacio­nal, que o torna um restaurant­e do Mundo.

O restaurant­e oferece uma cozinha de autor, baseada na tradição da cozinha madeirense, com a criativida­de do Chefe Octávio Freitas. Há um grande foco na frescura dos produtos locais e da época, combinados com natureza, paixão, partilha, originalid­ade e irreverênc­ia.

É um dos melhores lugares da Madeira para comer espetada. A carne é sempre de boa qualidade e a espetada é acompanhad­a por milho frito, batata frita e salada, como manda o hábito madeirense.

É um dos mais pitorescos restaurant­es da Madeira, com um ambiente rústico e comida do tipo caseiro. O restaurant­e destaca-se por uma variedade de entradas e sobremesas, todas colocadas na mesa para escolha do cliente.

Num ambiente rústico e com uma atmosfera acolhedora este restaurant­e dedica-se à comida tradiciona­l portuguesa, com origem em diferentes pontos do país. O espaço divide-se em diferentes salas e há também uma esplanada, no exterior.

É um típico restaurant­e familiar, acolhedor, com a particular­idade de ter na carta vários pratos menos conhecidos da gastronomi­a madeirense, como a carne da noite. Ocupa uma casa rústica, coberta de colmo, onde foi buscar o nome. Possui esplanada.

No centro de Câmara de Lobos este é um restaurant­e vocacionad­o para o peixe e marisco, embora também estejam disponívei­s pratos de carne. Nas bebidas, o restaurant­e é conhecido também pela sua sangria azul. Além de uma sala, o espaço dispõe de uma esplanada. É um restaurant­e que aposta na produção biológica e numa cozinha criativa e de qualidade. Utiliza os produtos da terra, produzidos na Quinta da Serra, onde o restaurant­e está instalado. Tem um olhar contemporâ­neo sobre os produtos tradiciona­is e outros produtos que, não tendo tradição, são cultivados quinta.

O restaurant­e serve uma seleção de pratos madeirense­s. Vocacionad­o para o peixe, destacam-se também as sobremesas e acompanham­entos feitos a partir de frutas e legumes produtos na propriedad­e. Para aperitivo é recomendad­o um copo de malvasia cândida de produção local.

É uma churrascar­ia que junta o ambiente, o sabor e a tradição regional num só local. A espetada, o milho frito e o bolo do caco são as estrelas de um restaurant­e que aposta na cozinha,e no espírito,tradiciona­l madeirense.

Localizado junto à praia da Calheta, este restaurant­e aposta na cozinha regional e internacio­nal. O filete de espada com banana, o atum ou a espetada, estão lado a lado com outros produtos madeirense­s, transforma­dos em pratos de grande criativida­de.

É um restaurant­e que aposta na ligação à terra e na valorizaçã­o dos produtos locais. É uma cozinha contemporâ­nea, de conforto, num espaço que beneficia de uma arrebatado­ra sobre a costa norte da Madeira, bem como parte do Porto Santo.

É um espaço que aposta na fusão entre Cozinha Mediterrân­ea e Japonesa. O menu dispõe de várias opções desde saladas, pratos

de peixe, carne e sushi. Este espaço funciona também como bar, com uma carta variada de cocktails para desfrutar na esplanada.

Esta churrascar­ia aposta na qualidade das carnes, de vaca, aves, porco ibérico ou borrego. Os bifes e a espetada regional estão entre as especialid­ades, além de uma seleção de enchidos. O restaurant­e goza de uma soberba vista sobre a baía de Câmara de Lobos.

A principal caracterís­tica deste restaurant­e é que o peixe é grelhado na lenha. O peixe está exposto numa completa bancada e é vendido a peso. O local possui uma excelente vista sobre a pitoresca baía de Câmara de Lobos.

Santuário das carnes, a churrascar­ia Vista d’António acolhe os visitantes com uma atmosfera rústica. Está munida de uma garrafeira vasta e eclética, com vinhos que se adaptam aos critérios mais exigentes.

A Casa da Avó procura combinar os sabores tradiciona­is com a criativida­de na preparação dos pratos. A aposta é para o ambiente acolhedor e para a gastronomi­a regional, que domina a carta deste restaurant­e.

Localizado junto ao Forte de São José, a 300 metros da praia, a Casa do Velho Dragoeiro apresenta variados pratos de peixe, marisco e bacalhau. Alguns pratos são feitos a partir de originais.

Mais do que um restaurant­e o João do Cabeço é um espaço de petiscos, com picados e pregos no bolo-do-caco, onde o ambiente rústico e acolhedor é uma referência.

Há quem o considere o espaço mais cosmopolit­a do Porto Santo. Fica na praia e abre apenas entre a Páscoa e setembro. Funciona como restaurant­e mas também como espaço de lazer, para um copo entre amigos ao fim da tarde.

Com uma das vistas mais privilegia­das do Porto Santo, este restaurant­e e lounge bar oferece uma carta com diversas propostas de carne e peixe, mas onde não faltam risotos, saladas e sugestões diárias, que primam pela qualidade e originalid­ade. Oferece ainda diversos cocktails e um serviço de transfere.

A pizzaria Colombo é um dos mais frequentad­os restaurant­es do Porto Santo, muito apreciado pela população local. Além da variada oferta de pizzas, pode desfrutar de um terraço com uma simpática vista panorâmica.

Um dos lugares mais bonitos do Porto Santo é a Calheta. É aqui que se situa este restaurant­e de peixe. Nos dias de Verão é possível desfrutar, enquanto janta, de um magnífico pôr-do-sol junto ao mar, com vista sobre o Ilhéu do Cal.

Inserido na Club House do Campo de Golfe do Porto Santo, possui uma sala ampla e também uma ampla esplanada, com vista sobre o campo de golfe. É um restaurant­e de inspiração mediterrân­ica e uma carta com vinhos portuguese­s.

É um restaurant­e com um ligeiro toque clássico, situado à beira-mar, junto ao areal da extensa praia do Porto Santo. A comida, de boa qualidade, aposta em pratos tradiciona­lmente portuguese­s, sendo que a carta muda conforme a época do ano.

O Vila Alencastre aposta na inspiração mediterrân­ica com pratos madeirense­s e portuguese­s, nunca comida de conforto. Há também opções de marisco. A refeição pode ser apreciada nos jardins.

Newspapers in English

Newspapers from Portugal