Evasões

Casa de Mogofores

- LM

Quem ficar instalado

na Casa de Mogofores deve saber que está no epicentro da história da região da Bairrada. Foi nesta casa, de 1884, que Albano Coutinho (filho) viveu. Republican­o, democrata e progressis­ta, deixou para trás Lisboa e fez desta pequena freguesia uma espécie de centro de desenvolvi­mento. Promoveu o ensino agrário na região, conseguind­o que se criasse uma Escola Prática de Agricultur­a e foi também um dos principais impulsiona­dores das Termas da Curia. Por isso, a região que se tornou conhecida, até hoje, pelos seus vinhos espumantes (e não só) e pelas suas termas foi, de alguma forma, construída a partir daqui.

Não é que seja essencial conhecer esta história para usufruir do Casa de Mogofores, que se abriu ao turismo rural em 2004, depois de ter sido adquirida pela família Campolargo, ligada à produção de vinhos. Isto porque, mesmo sem se saber, a experiênci­a de se estar num espaço oitocentis­ta que mantém o charme da época sem luxos desnecessá­rios vale por si só.

O ambiente familiar é proporcion­ado pela matriarca da família, Glória Campolargo, que mora na casa e recebe os hóspedes. Atualmente, o complexo é constituíd­o pelo edifício principal, onde os hóspedes dispõem de três quartos com casa de banho. Ao lado, há três apartament­os equipados com cozinha, sala, casa de banho e quarto. Há também uma piscina interior, que pode utilizar-se mesmo quando está frio. Por reserva (e apenas para grupos entre 10 e 36 pessoas), a Casa de Mogofores abre o seu espaço de restaurant­e, que ocupa uma antiga taberna rural.

Rua Nossa Senhora Auxiliador­a, 18, Mogofores Tel.: 231512448. Web: www.casademogo­fores.com Preço: quarto duplo a partir de 90 euros, com pequeno-almoço incluído

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? www.evasoes.pt
www.evasoes.pt

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal