Evasões

VISTA E GUSTO, O ALGARVE BRILHA NO GUIA MICHELIN

- André Rosa

ESTRELAS Os dois restaurant­es algarvios ganharam uma estrela Michelin, fazendo elevar a dez as da região com mais estrelada de Portugal - que no total tem 23 restaurant­es distinguid­os.

Aedição de 2018 do guia Michelin premiou mais uma vez o Algarve - tornando-o a região mais estrelada de Portugal, com dez estrelas. O Gusto by Heinz Beck, do Hotel Conrad e o Vista do Bela Vista Hotel & Spa são os dois novos estrelados - com uma cada. Depois de uma edição de protagonis­mo no guia vermelho de 2017, com nove estrelas novas, este ano houve apenas duas aquisições, e nenhuma no norte.

A estrela de João Oliveira, o portuense de 30 anos que oficia no algarvio Vista, o restaurant­e do Bela Vista Hotel & Spa era há muito esperada pelos críticos. Fernando Melo, crítico de comida da Evasões diz que esta edição «vale porque recuperámo­s de uma injustiça do ano passado, o João Oliveira devia já ter sido apaparicad­o e não preterido, como foi.» João Oliveira pratica alta cozinha no Vista desde 2015, e tem

apostado nos produtos locais: como explica o chef «70% da matéria prima da carta é peixe, marisco e bivalves que chegam bem de perto, da costa algarvia, incluindo as considerad­as menos nobres» como a cavala.

O Gusto by Heinz Beck fica no Hotel Conrad e tem como consultor o chef alemão com restaurant­es espalhados pelo mundo - um deles o La Pergola (Roma), três estrelas Michelin. A entrada do Gusto para o Guia Michelin 2018 aconteceu ao fim de vários anos de insistênci­a do chef residente Daniele Pirillo, que levou para o Conrad Algarve uma cozinha italiana inspirada no La Pergola.

Claramente o Guia Michelin continua a privilegia­r Espanha com 195 restaurant­es. Portugal mantém-se, por exemplo, fora das três estrelas.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal