Evasões

DIA INESQUECÍV­EL EM MODO VINTAGE

-

PORTO A declaração dos Porto Vintage 2016 da Symington Family Estates celebrou-se no coração do Douro, no novo espaço de enoturismo da Quinta do Bomfim, no Pinhão. Oito vinhos excecionai­s, viagem mítica a bordo do comboio presidenci­al a partir do Porto, regresso de luxo no mesmo com almoço a bordo servido pelo chef Pedro Lemos. Tudo vintage, tudo excecional.

Três ou quatro declaraçõe­s ditas clássicas por década é o que tem acontecido no universo estelar do Porto Vintage, correspond­entes a anos considerad­os excecionai­s pela maioria dos produtores. Cada vez que isso acontece, os preços nas praças mundiais disparam e instala-se uma euforia de que só o vinho do porto é capaz. O momento não podia ser melhor para dizer que não há vinho como o vinho do porto, nenhuma outra denominaçã­o de origem consegue reunir o grosso dos vinhos de determinad­o ano e ver a maioria classifica­dos como excelentes. Nem os melhores Bordéus ou Borgonha conseguem tal feito. É por isso que podemos encher o peito e dizer que o vinho do porto é o melhor vinho do mundo, ainda que o termo esteja gasto e seja utilizado a toda a hora. O título é mesmo nosso.

A categoria Vintage é a mais excelsa e procurada no mercado, existe mesmo uma bolsa de porto Vintage que vai estabelece­ndo o preço das diferentes colheitas, animando leilões e negócio pelo mundo fora. Pertence ao grande grupo dos ruby – evolução em garrafa, mantendo a cor

por mais anos –, contra o grupo dos tawny – evolução em casco, ambiente oxidativo, perdendo a cor e aloirando com a idade. Cada garrafa de Vintage é um ativo financeiro e muito mais, pelo prazer que dá a beber e pela forma como evolui em cave. 2016 é apenas a quarta declaração Vintage de todas as casas da Symington Family Estates (SFE), a prova revestiu-se, por isso, de um aspeto de palpação de qualidade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal