Evasões

SABORES DO DOURO NA RIBEIRA

Da Quinta da Furada, em Ervedosa do Douro, chegam a maioria dos produtos que aqui se vendem, do azeite aos frutos secos. Só falta o vinho, mas está para breve.

- TEXTO DE ANA COSTA FOTOGRAFIA DE PEDRO GRANADEIRO/GLOBAL IMAGENS

Na loja Pata d’urso, as prateleira­s são preenchida­s com sabores do Douro. O mel, o azeite e as amêndoas chegam da Quinta da Furada, propriedad­e de Duarte Alegre. Mas é a esposa, Paula Chaves, quem gere o negócio na Ribeira. «O meu marido é um apaixonado pelo Douro», conta, «herdou a paixão do avô». Do avô herdou também os 120 hectares de vinhas e olivais que estão na família há mais de sete gerações, e onde é produzido o azeite Furada, produto de eleição da quinta. As azeitonas provêm de oliveiras centenária­s com predominân­cia das variedades molar, verdeal, cobrançosa, cordovil e galega. O resultado é um azeite frutado e ligeiramen­te picante.

As garrafas chegam numa embalagem didática que explica como provar o azeite e o processo de produção. «O objetivo é aproveitar tudo o que a quinta dá», lembra Paula. E, como tal, aqui chega também o mel Pata d’urso, com notas de rosmaninho e esteva, e as amêndoas em saquinhos de 250 gramas, que, na porta ao lado, Paula e a mãe usam como recheio de tapiocas no Xico-tico, casa de comida brasileira. Em berve, terão o seu próprio vinho: «Está prestes a ser engarrafad­o. É um tinto, de vinhas velhas», conta Paula.

Entretanto, há outros frutos da quinta para provar. Por agora, laranjas e limões, mas vêm aí os figos, e o mel, esse, promete adoçar todo o ano.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal