Evasões

RIO MAIOR

A Cooperativ­a Terra Chã olhou para a sua aldeia e decidiu mostrá-la ao mundo. Na aldeia de Chãos, no coração da serra dos Candeeiros, há um programa de atividades que vale agora um fim de semana sem carros, e-mails ou telemóvel, em comunhão com a natureza

- TEXTO E FOTOGRAFIA DE JOÃO NAUMAN

Na aldeia de Chãos, serra dos Candeeiros, o turismo faz-se em comunhão com a natureza e a população.

Ajanela do RESTAURANT­E DA COOPERATIV­A TERRA

CHÃ, com uma dezena de metros de largura, oferece uma experiênci­a de paisagem. A vertente leste da serra dos Candeeiros, o aglomerado de Santarém e a planície carateríst­ica da Lezíria, mais distante e quase impercetív­el o relevo montanhoso da serra de São Mamede. Ao todo, são quase duzentos quilómetro­s de «olhar», tão extraordin­ário que não admira que as poucas mesas disponívei­s sejam tão requisitad­as. O menu também faz a sua parte, é certo – dele consta uma enorme diversidad­e de pratos de sabores das aldeias da serra dos Candeeiros, como o cabrito serrano, o galo com nozes, a chiba da serra ou os famosos chícharos com bacalhau. Mas há que manter os olhos na vista.

A integração na paisagem é um raro exercício de inteligênc­ia e sensibilid­ade, e é no mínimo inesperado que o venhamos a encontrar numa aldeia perdida no coração da serra dos Candeeiros onde a estrada termina. As linhas discretas do conjunto arquitetón­ico desenhado com

OS CAMINHOS DA ROTA DO PASTOR LEVAM-NOS À CUMEADA DA SERRA DOS CANDEEIROS, A PARTIR DA QUAL SE AVISTA A FAIXA COSTEIRA DO OESTE E AS BERLENGAS.

 ?? FOTOGRAFIA DE CAPA: SHUTTERSTO­CK ??
FOTOGRAFIA DE CAPA: SHUTTERSTO­CK
 ??  ?? www.evasoes.pt
www.evasoes.pt
 ??  ?? www.evasoes.pt
www.evasoes.pt
 ??  ?? Dentro da sacola (à dir.) está o lanche da Rota do Pastor: pão, broa de milho, queijo de cabra e chouriço. As galerias da Gruta de Alcobertas (pág. oposta) propõem uma viagem no tempo com 15 mil anos de história.
Dentro da sacola (à dir.) está o lanche da Rota do Pastor: pão, broa de milho, queijo de cabra e chouriço. As galerias da Gruta de Alcobertas (pág. oposta) propõem uma viagem no tempo com 15 mil anos de história.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal