Evasões

CRIANÇAS: LIVROS PARA LER NAS FÉRIAS

Não são livros para levar para a praia, até pelas suas carateríst­icas: capas duras, papel de qualidade e imagens muito coloridas e trabalhada­s. Para entreter as crianças no areal haverá outras opções, mas estes são para guardar na prateleira, ler e reler,

-

Não são para levar para a praia, mas são mais do que indicados para ler em família no tempo de verão.

NUNCA SE PASSA NADA NO MEU BAIRRO Texto e ilustração de Ellen Raskin. Bruaá editora. Preço: 12,50 euros

Sentado num passeio, com ar aborrecido, Carlos Alberto surge nas imagens sempre a preto e branco, falando da calmaria do seu bairro e de tudo o que gostava que ele tivesse – casas assombrada­s, leões e tigres ferozes. O seu discurso de que «no seu bairro nunca se passa nada» é o inverso daquilo que os leitores vão observando neste livro ilustrado de Ellen Raskin, publicado pela primeira vez nos anos 1990. Ao longo das imagens, é possível ver todo o movimento do bairro, incêndios, chuva, um ladrão e polícias, crianças a saltar à corda e até uma ambulância passam por Carlos Alberto. Uma forma divertida de mostrar que, por vezes, é preciso olhar com mais atenção.

UMA ROSA NA TROMBA DE UM ELEFANTE Texto de António José Forte; ilustração de Mariana Malhão. Orfeu Mini. 13,05 euros

Um livro para ler em família, até porque os mais velhos podem reconhecer as palavras do escritor surrealist­a António José Forte. O texto foi lançado pela primeira vez em 1971, pela editora Afrodite, e agora recuperado pela Orfeu Mini, com ilustraçõe­s novas de Mariana Malhão, que usa tons vibrantes para enfatizar as palavras do poeta. Ao longo dos 27 poemas misturam-se referência­s reais e imaginária­s, como Cristóvão Colombo e Alice no País das Maravilhas, e também trocadilho­s, expressões populares e lengalenga­s. No centro de tudo está Gisela, filha de José Forte, a quem o livro foi dedicado.

A ILHA DO AVÔ Texto e ilustração de Benji Davies. Orfeu Negro. Preço: 13,05 euros

O afetuoso relacionam­ento entre um neto e o avô é o palco central desta história, desenhada e escrita por Benji Davies em 2015, e editada agora pela Orfeu Negro, com imagens que apetecem emoldurar. A viagem conjunta para uma ilha, onde o avô acaba por ficar, deixando o neto regressar a casa após várias aventuras, é uma delicada e feliz metáfora para falar sobre as separações e a perda. Davies consegue colorir a temática e, deixa, nas entrelinha­s, uma dedicatóri­a a todos os avós.

O GRANDE LIVRO DOS OCEANOS Texto e ilustração de Yuval Zommer; com a especialis­ta de vida marinha Bárbara Taylor. Bizâncio. Preço: 14,39 euros

As alforrecas não têm coração, os cavalos-marinhos machos trazem uma bolsa na barriga para tomar conta dos ovos e a baleia-azul é o maior animal que já existiu. Estas são apenas três das muitas curiosidad­es que se descobre em O grande livro dos oceanos, um álbum ilustrado e muito informativ­o com referência­s divertidas sobre as várias espécies dos mares. A obra foi redigida e ilustrada com ajuda de uma especialis­ta em vida marinha, e traz referência­s sobre alimentaçã­o, deslocação e até sobre a respiração de cada um destes animais.

 ?? TEXTOS DE MARLENE RENDEIRO ??
TEXTOS DE MARLENE RENDEIRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal