Evasões

UM STOPOVER NA TERCEIRA

-

A inexistênc­ia de voos diretos do continente para a Graciosa não tem de ser um problema. Mais do que uma inevitabil­idade, a escala no Aeroporto das Lajes é uma oportunida­de para descobrir a Terceira, mesmo que de forma superficia­l.

1 PRAIA DA VITÓRIA

A segunda cidade da Terceira fica a 10 minutos de táxi do aeroporto (6 euros por trajeto; à ida, convém guardar o contacto, para agilizar o regresso). Além da praia que lhe dá nome, a terra-natal de Vitorino Nemésio tem um pequeno centro histórico que, embora não tenha a monumental­idade de Angra, vale um passeio. É particular­mente fotogénico o largo da Igreja do Senhor Santo Cristo das Misericórd­ias.

2 VISTAS

Do centro de Praia da Vitória, em 15 minutos de subida se alcança o topo do Miradouro do Facho, para uma panorâmica geral da cidade (na imagem). Caso se vá com tempo (e o tempo estiver limpo), no caminho de regresso ao aeroporto faça-se um desvio pelo Miradouro da Serra do Cume, a melhor vista geral da ilha.

3 COMER

Paredes rústicas de pedra, cozinha de aconchego e um chefe de sala dado aos malabarism­os e aos trocadilho­s. Se é para repor energias, fixe-se este nome: CASA DE

PASTO ELISEU. (E este também, Bela Vista, já que a casa responde por ambos.) No prato, há codornizes, alcatra, linguiça, iscas. Fica em Vale Farto, junto à Praia da Vitória (GPS: 38.7306, -27.0754; tel.: 295513424; encerra à quarta: preço médio: 12 euros). Se a escala só der tempo para a gulodice, basta ficar pelo aeroporto, e procurar o balcão da MAKE ME NUTS, especializ­ada em donuts, à boa maneira americana – ou não estivesse a Base das Lajes ali ao lado.

4 FICAR

Em escalas mais longas, vale a pena procurar a QUINTA DO MARTELO. Não fica logo ali ao lado, mas em coisa de 30 minutos lá se chega de táxi. E dá uma experiênci­a aprofundad­a das raízes da Terceira, as tradições à mesa, a vida agrícola. Quarto duplo desde 80 euros por noite (quintadoma­rtelo.net).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal