Evasões

GELADOS DE ÉPOCA EM LISBOA

SEIS SABORES A PROVAR NA CAPITAL

-

GROM | LISBOA

Castanha carameliza­da

A época das castanhas está aí em pleno, tanto assada no fogareiro como em formato alternativ­o, pela mão da Grom: gelado de castanha carameliza­da. As castanhas são colhidas no seu tempo natural e descascada­s à mão numa quinta perto de Turim, e depois seguem para a fábrica da geladaria em Mura Mura, Piemonte. É aí que o fruto ganha a textura carameliza­da, sendo mergulhado numa solução de açúcar em ebulição lenta para cristaliza­r até ao miolo, e por fim pincelado com o mesmo xarope.

A base do gelado é feita com leite, castanha, açúcar e baunilha e misturada numa máquina Parmigiana para ganhar a devida cremosidad­e, já na loja Grom da Rua Garrett. Chega então o momento de lhe juntar, à mão e já no recipiente final, a castanha em pedaços. Após dez minutos num abatedor de temperatur­a, o gelado de castanha carameliza­da está pronto a servir, em copo ou em cone. O freguês decide.

AR

GROM. Rua Garret, 42 (Chiado). Tel.: 939990567. Web: facebook.com/ gromoffici­al. Das 11h às 00h00. Não encerra. Preço: a partir de 3,50 euros

GELATO DAVVERO | LISBOA

Gelados que são shots

Riccardo Farabegoli, Filippo Licitra e o bartender da equipa levaram cinco meses a apurar as receitas dos gelados alcoólicos que vendem agora na nova loja da Gelato Davvero, no Cais do Sodré. Ao todo são 30 receitas de shots, affogati e cocktails com gelado que reinventam os cocktails clássicos e os gelados tradiciona­is.

No Gelato Bar, a estreia absoluta na Davvero são os cocktails com gelado, disponívei­s nos sabores fresito (mojito e morango), ronnin fizz (gin fizz com yuzu), margacuya (margarita e maracujá), tony M (rum Havana Club 7 com toranja e gengibre) e padrino

(whisky e amaretto). Quem preferir um affogato, com a bola de gelado a derreter no copo, pode pedir um santo gin (sorbet de gin com licor saint-germain), rosso (framboesa e limoncello), gin jex (stracciate­lla e ginja), smooth (baunilha e rum) ou chocked (chocolate e Cointreau). Também há cinco sabores de shots de gelado para comer à colher, e que têm menos 50% de álcool do que a bebida normal. Uma forma diferente de aquecer as noites de inverno.

AR

GELATO DAVVERO CAIS DO SODRÉ. Rua Nova do Carvalho, 81 (Cais do Sodré). Tel.: 933877794. Bar: das 18h00 às 02h; sexta e sábado, até às 03h. Encerra ao domingo e à segunda. Geladaria: das 13h às 20h. Não encerra. Preço: shots, 2 euros; affogati desde 5 euros; cocktails com gelado desde 7 euros

NANNARELLA | LISBOA

Romã, ananás e medronho

Não é à toa que a fila à porta se repete todos os dias. É assim desde 2013. Não há quem não conheça os gelados artesanais servidos com espátula da Nannarella, o projeto da italiana Constanza Ventura que assenta na qualidade e sazonalida­de dos produtos nacionais. Quer seja com a maçã de Alcobaça, o medronho de Monchique, a banana madeirense, o ananás dos Açores ou a laranja algarvia.

É também do sul que vem a romã, a matéria-prima principal do sorvete que tem sido um campeão de vendas nesta época. «A romã é o fruto de eleição da Nannarella no outono», explica a proprietár­ia. A receita é simples. «Nesta altura esprememos centenas de saborosas romãs para criar um sumo de cor grená cheio de vitaminas, sais minerais e antioxidan­tes», acrescenta Constanza. Este sumo é depois misturado com um xarope criado por água de nascente e um pouco de açúcar. «O resultado é um sorvete fresquíssi­mo, pouco doce e rico em nutrientes.» Perfeito para as defesas nos meses frios.

NC

GELADARIA NANNARELLA Rua Nova da Piedade, 68 (São Bento). Tel.: 926878553. Web: nannarella.pt. Das 12h00 às 22h00. Não encerra. Preço: a partir de 2,50 euros.

SHOTS, COCKTAILS E AFFOGATI: NA DAVVERO DO CAIS DO SODRÉ, HÁ GELADOS PARA AQUECER.

VERSAILLES | LISBOA Abóbora e sultanas em licor

Entrou na carta como uma das novidades de novembro e foi um dos gelados mais vendidos nas últimas semanas nesta geladaria artesanal, aberta há um ano, quase ao lado da casa-mãe, a Pastelaria Versailles. Todos os meses, novos sabores juntam-se aos clássicos, para aproveitar os produtos de época. No total, há sempre cerca de 30 sabores disponívei­s, feitos na fábrica que está dentro da geladaria, com máquinas que vieram de Itália.

No caso do gelado de abóbora e sultanas em licor, a abóbora é cozida com especiaria­s e cascas de citrinos e o puré é depois misturado com leite. No fim, juntam-se as sultanas, que marecerara­m num licor de laranja. Outra boa escolha para esta altura do ano é o gelado Cassata, em alusão ao bolo tradiciona­l italiano, mas com sabor que remete para o bolo-rei. A base é de nata e leva frutos cristaliza­dos (figo, laranja, abóbora, cereja) e frutos secos (amêndoa, noz e pinhão) por cima. NC GELADARIA VERSAILLES Avenida da República, 21A (Saldanha). Tel.: 213546340. Web: gelataria-versailles.pt. Das 08h00 às 19h00. Não encerra. Preço: a partir de 1,20 euros. MÚ | LISBOA Torrão e vinho do porto

Torrone, melograno e vino dolce. A receita era sagrada todos os natais e feita pela mãe de Marco Bauli, em Verona. O gelateiro italiano recuperou-a agora, mas sob a forma de um dos novos sabores de inverno da Mú, a geladaria que abriu no Campo Mártires da Pátria em 2014, um ano depois de chegar a Portugal com Elena Castioni.

Nascido numa família de pasteleiro­s, Marco já tinha um curso de geladaria, em Itália, estágios e

masterclas­ses, mas foi na Mú que se lançou na arte de fazer gelados e sorvetes com negócio próprio.

Cremosos, com ingredient­es frescos e sabores de época; assim são os produtos da Mú – e a adaptação de torrão, romã e vinho do porto não é exceção. Marco começa com leite fresco, nata e açúcar, que ficam a repousar durante 12 horas para aumentar a cremosidad­e. No dia seguinte, faz-se o sumo de romã com um espremedor de citrinos e junta-se à preparação anterior com torrão branco espanhol, do qual uma parte é reservada e inserida só no fim, com o vinho do porto, para dar também textura crocante. Neste momento, o sabor está só disponível na loja do Campo Mártires da Pátria, já que a Mú do Príncipe Real está fechada até março. MR MÚ - GELATO ITALIANO Campo Mártires da Pátria, 50, (Pena) Tel.: 218861041. Web: facebook. com/pg/gelatomu. Das 12h30 às 20h00. Não encerra. Preço: a partir de 2,50 euros SANTINI | LISBOA CASCAIS PORTO Sandeman com figo

Se há casa que não deixa de associar os seus gelados à época do ano é o Santini. E neste ano não foge à tradição. Regressa o clássico rum com passas, mantém o espumante com frutos vermelhos, troca o sabor de bolo-rei pelo de bolo-rainha e guarda espaço para um novo membro da família Santini: o gelado de figo seco com vinho do porto.

Não se trata de um clássico nem uma receita tradiciona­l, mas de uma parceria com o grupo Sogrape, ao qual pertence o tawny Sandeman usado na produção. «Fizemos uma redução do vinho com o figo seco, criámos uma pasta, à qual juntámos depois a nossa tradiciona­l nata», explica Eduardo Santini. Este novo sabor de inverno vai estar em todas as lojas da marca a partir deste fim de semana. «No final adicionamo­s umas nozes para potenciar o crocante do gelado.» Nozes, figos e porto? Não há dúvidas de que é Natal. MR SANTINI Lojas em Cascais (Cascais, São João do Estoril, Carcavelos), Lisboa (Chiado, Belém, Parque das Nações, Cais Rocha Conde de Óbidos e Mercado da Ribeira) e Porto. Web: santini.pt Preço: a partir de 2,90 euros

 ??  ?? GELATO DAVVERO
GELATO DAVVERO
 ??  ?? GROM
GROM
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal