Evasões

O ITALIANO SEM PIZAS

Gaetano Barone chegou a Portugal há pouco mais de dois anos, e no início de setembro decidiu abrir o Il Ristoranti­no. Na carta não há pizas: reinam os risotos, algumas pastas tradiciona­is, e uma sobremesa especial, a torta caprese.

- ANA COSTA

Atorta caprese, originária da ilha italiana de Capri, é uma espécie de bolo bastante húmido, feito com chocolate, amêndoa e sem farinha, e tem um lugar de destaque entre as sobremesas do Il Ristoranti­no. «É feita com muito chocolate e muito amor», garante Gaetano Barone, o chef e proprietár­io do novo restaurant­e italiano da cidade. É natural de Milão e veio para Portugal com a família há pouco mais de dois anos, em busca de «uma nova experiênci­a», ainda que a restauraçã­o não lhe seja estranho ofício.

Foi em Verona que abriu o seu primeiro projeto – uma loja de street food e pizaria –, mas agora, no Il Ristoranti­no, não há lugar para pizas. Na carta, repleta de receitas tradiciona­is italianas, os grandes protagonis­tas são os risotos, cremosos como se quer e de sabores intensos.

O de queijo gorgonzola e pera, por exemplo, não figura na ementa mas é frequente nas sugestões de fim de semana. Já o de speck fumado, curgete e açafrão está sempre disponível, ou ainda o típico risoto à milanesa, que vem acompanhad­o de ossobuco – «cozido lentamente», nota Gaetano –, e é terminado com salsa e limão.

As pastas completam a oferta, em versões mais populares, como o tagliatell­e de ragu, e outras que, não sendo tão conhecidas, têm vindo a ganhar adeptos. É o caso do

linguini alla genovese, feito com carne de vitela, cebola e guanciale cozido, um dos pratos favoritos do chef. Grande parte dos produtos chegam diretament­e de Itália, como os queijos, os enchidos e, claro, os vinhos, na sua maioria da região da Toscana, e que também têm lugar de exposição na pequena e acolhedora sala.

A ode à cultura do país só fica completa com um mural onde se leem frases de canções italianas e ainda uma especial homenagem à premiada escritora e poetisa Alda Merini.

Ao fundo, a caprese espera pela hora da sobremesa, resguardad­a por uma redoma de vidro, sob um grande livro dos anos 1960 pregado na parede e que guarda mais imagens de Milão, como um álbum de recordaçõe­s.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal