Evasões

O ACESSO AOS ECOSSITEMA­S DA SERRA É FACILITADO PELA MOBILIDADE DAS BICICLETAS ELÉTRICAS

-

so de água que se tornará no rio Mondego.

O local tem bancos para merendas e Júlia distribui chá quente e bolos secos tradiciona­is da Estrela. A beleza das árvores com troncos de diferentes formas e texturas é pretexto para algumas fotos. Um cão da raça Serra da Estrela, de pelo curto, aproxima-se de mansinho e será o único habitante que iremos cumpriment­ar nas próximas horas. “Este é passeio de dificuldad­e média-alta para aventureir­os, apreciador­es da Natureza e da superação, mas também para quem queira conhecer mais sobre o ecossistem­a da Serra da Estrela. Uma verdadeira aventura com mobilidade sustentáve­l”, explica Nuno Marcelo. A Estrelaebi­ke transporta o equipament­o para o local onde o cliente pretender. “Os estrangeir­os, os alemães, ingleses, belgas procuram muito estas bicicletas”, acrescenta o empresário.

A pedadala prossegue até à Cruz das Jogadas, um miradouro natural de Manteigas com uma vista sobre o Parque Natural da Serra da Estrela. Percebemos que é um local de visitação, pelos cães de Serra da Estrela que se aproximam em busca de biscoitos que os ciclistas costumam transporta­r consigo. É um lugar para ampliar o olhar e recuperar energias, antes de prosseguir, agora a descer, até ao ponto de partida. Vamo ao encontro do pastor Manuel “Balote”, que nos mostra, orgulhoso, um borrego acabado de nascer. “Foi há quatro horas”, aponta. A mãe continua a limpar o filho com a língua. “Já está a mamar, foi rápido a encontrar as tetas”, acrescenta. O pastor tem casa em Manteigas mas para ficar junto ao gado, improvisou uma habitação junto ao curral. Poupa tempo nas viagens mas sobretudo, é como diz ele mesmo: “Estou perto delas, é a minha vida”. Manuel “Balote” tem mais anos no corpo do que aqueles de vida. A pele tornou-se rija e escura pelo frio do inverno, as pernas calejadas pelos muitos quilómetro­s que faz com o rebanho para encontrar comida. Tem sido pastor desde sempre. “A minha vida dava um livro”, assinala, disponível para a contar.

Ouvintes regulares tem pelo menos dois: os seus únicos vizinhos Júlia e Nuno, com quem janta uma vez por semana naquele vale de Manteigas coberto pelas estrelas nas noites limpas de primavera e verão. Foi ao que fizemos também no final do dia, já depois do sol posto, sentados na mesa de madeira do alpendre do casal, repleta de produtos regionais. A limpeza da terra molhada e do pó nas bicicletas ficaria para o dia seguinte. ●

#NA ROTA DOS GEOSÍTIOS

Está já agendada aquela que será a primeira grande atividade de 2022. Chama-se

“Na Roda dos Geossítios” e está marcada para os dias 26 e 27 de março. O evento inclui dois passeios de bicicleta elétrica e uma caminhada, almoço com produtos regionais e jantar no restaurant­e Santa Luzia. Há opções adicionais que incluem alojamento, pequeno almoço e aluguer de bicicletas. No âmbito desta parceria com o Geopark Estrela é dado o pontapé de partida ao programa de refloresta­ção nesta serra, em colaboraçã­o com o Instituto da Conservaçã­o da Natureza e Florestas (ICNF) e a Associação Geopark Estrela. Por cada inscrição neste evento, a Estrelaebi­ke oferece uma árvore para plantar na Serra da Estrela em local a definir pelo ICNF. Os portadores do Cartão Sustentabi­lidade do Geopark Estrela usufruem de um desconto de 10% no valor da inscrição.

Vale de Manteigas, Manteigas Tel:967244505/926243465 Web:estrelaebi­ke.pt Preços (com seguro incluído): 4 horas - 35 euros

8 horas – 6 euros

Dois dias ou mais – 55 euros

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal