Evasões

PEÇAS ÉTNICAS PARA O CORPO E PARA A CASA | MATOSINHOS

Kimonos, vestidos e echarpes são algumas das peças artesanais vindas da Índia e expostas nesta loja, onde se valoriza a cor e os padrões.

- TEXTO DE ANA LUÍSA SANTOS FOTOGRAFIA DE ANDRÉ ROLO/GI

Quem entra na Hanami Studiolo é recebido com um arco-íris de tons, que se estende desde as paredes forradas com papéis de parede floridos, até às peças de vestuário de cores garridas e padrões alusivos à Natureza ou tie-dye. A Hanami Studiolo não é uma marca recente, mas desde o final do ano passado ocupa uma nova localizaçã­o em Matosinhos, depois de ter saído do Centro Comercial da Foz, pouco antes do início da pandemia.

A abertura na Rua Tomaz Ribeiro foi um regressar à cidade que acolheu a primeira loja de Ana Vasconcelo­s, há cerca de 40 anos. Começou por vender prendas, mas ao longo dos anos especializ­ouse em artigos étnicos, fazendo uma seleção “muito à medida do que não se encontra por aí”. Já era assim na Foz, onde fidelizou clientela ao longo de 17 anos, e é assim em Matosinhos, no pequeno espaço onde reúne delicadas echarpes em seda com um bordado tradiciona­l indiano chamado “kantha” (com preços a partir dos 35 euros), vestidos em algodão, blusas com padrões desencontr­ados, saias, saris e kimonos, cestas, bolsas em pele, chapéus e bijuteria, como colares e pulseiras. Há acessórios a partir de 3,5 euros.

Muitas das peças expostas nas cruzetas são indianas e produzidas manualment­e. Além do vestuário, a Hanami também vive de artigos de decoração, igualmente cheios de cor, caso dos espelhos para pendurar com berloques à volta, dos tapetes de trapo em vários tamanhos e das taças e canecas com motivos de peixes.

HANAMI STUDIOLO

Rua de Tomaz Ribeiro, 429

Tel.: 932043773

De segunda a sábado, das 10h às 14h e das 15h às 19h. Encerra ao domingo.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal