Evasões

ACESSÓRIOS FEITOS PARA DURAR | PORTO

Carteiras e cintos em eco-leather e feltro produzido com garrafas de plástico recicladas, fazem parte do leque de peças da marca ,que acaba de abrir o primeiro espaço na rua do Rosário.

- TEXTO DE ANA LUÍSA SANTOS FOTOGRAFIA DE IGOR MARTINS/GI

Foi na Rua do Rosário, entre “diversas galerias de arte e lojas de moda menos convencion­ais”, que Carlos Faria - a quem pertence a descrição - decidiu abrir o primeiro espaço da Aguda Handmade. Designer, com mais de 20 anos de trabalho na indústria têxtil e de marroquina­ria, viu-se sem emprego durante a pandemia, e aproveitou o momento para avançar a marca, criada em 2013. O nome é uma homenagem à Praia da Aguda, onde costuma colher “inspiração para trabalhar”.

Os primeiros lançamento­s da

Aguda Handmade foram as carteiras e os cintos, mas está também previsto o lançamento de peças em algodão orgânico e calçado.

Quanto às atuais peças, são desenhadas e produzidas pelo designer, em eco-leather (um material resistente e durável, à base de poliamida e poliuretan­o) e Pett (feltro produzido a partir de garrafas de plástico recicladas), em cores como preto, vermelho, camel, rosa ou azul-marinho. O efeito entrelaçad­o das carteiras é um dos detalhes mais marcantes, e foi baseado nas experiênci­as de Carlos durante o curso de Design Têxtil de Tecelagem, quando percebeu que as técnicas aprendidas podiam ser aplicadas a outras peças. O cruzamento das tiras permite dispensar as costuras e fazer quase tudo à mão.

A premissa da Aguda Handmade é criar peças para durar, pelo que a marca se encarrega de resolver possíveis problemas e responsabi­lizase pelo desmantela­mento dos produtos, se não houver conserto.

AGUDA HANDMADE

Rua do Rosário, 284, Porto

Tel.: 937991480

De segunda a sábado, das 10h às 20h. Encerra ao domingo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal