Evasões

O ANTIGO HOSPITAL VELHO ACOLHE O CENTRO INTERPRETA­TIVO DO CAMINHO DE SANTIAGO

PETISCOS GENEROSOS PARA RETEMPERAR

-

conjunto de informaçõe­s importante­s para a realização do caminho, e ainda vários serviços de apoio, o carimbo, mapas e guias oficiais, cacifos para guardar as mochilas, mesas e cadeiras para descansar e tomar um café no claustro. Ao peregrino é também facultado um contacto caso necessite de auxílio ao longo do seu percurso.

Painéis interativo­s e exposições temporária­s - como a do ceramista vianense Agostinho Cunha, que lança um olhar sobre Santiago - convivem com vídeos promociona­is ligados à gastronomi­a e à oferta turística dos dez concelhos por onde passa o Caminho da Costa. No piso superior há também duas salas expositiva­s relacionad­as com a Rota dos Descobrime­ntos. O espaço acolhe ainda concertos de música celta e medieval, e o Chá do Peregrino, um evento organizado todos os meses pela Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o caminho e partilhar histórias e testemunho­s entre peregrinos.

Numa dessas ruas do centro histórico - onde se encontram ainda outros pontos de interesse, como o Museu do Traje e a Sé Catedral -, mãe e filho comandam a cozinha de sabores apurados, inspirados na tradição mas com um toque de modernidad­e, do

Dora sempre sonhou ter uma casa de petiscos. “Porque a nossa casa sempre foi de tainadas entre amigos, e eu passava os fins de semana a fazer petiscos”, conta. Quando o filho Rafael decidiu tirar o curso de cozinha, alinharam-se as vontades de abrir um espaço em família - o marido Nuno e a filha Beatriz também ajudam nas operações.

Começou por uma casa mais pequena, em 2019, mas a crescente procura obrigou a encontrar um lugar maior, e no ano passado mudaram o Maria Petisca para esta morada no coração da cidade, com a mesma imagem - as

paredes revestidas a cortiça, com louça e outras peças de cerâmica a compor a decoração, e caixas de fruta a fazer de expositor de vinhos -, e uma carta de petiscos a que vão chegando novidades com frequência.

A tábua mista e os ovos rotos são dos mais pedidos, mas vale a pena optar por propostas menos óbvias, como as coxinhas de frango recheadas, as amêijoas - servidas num molho à base de tomate, que Dora já fazia e Rafael aprimorou -, o bacalhau na broa, feita com massa mãe, os churros de porco com maionese de alho preto e o assadinho - pão de hambúrguer recheado com carne desfiada, queijo e ovo - criado por Rafael com as sobras de uma pá de porco assada que a mãe fez em casa. Tudo em doses generosas. Nas sobremesas importa destacar o fundente petit gateau e a deliciosa tarte de limão merengada.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? Dora, Nuno e os
Rafael e Beatriz, dão vida ao Maria Petisca
Dora, Nuno e os Rafael e Beatriz, dão vida ao Maria Petisca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal