Evasões

ENTREVISTA

-

LUÍS PEDRO MARTINS | PRESIDENTE DO TURISMO DO PORTO E NORTE DE PORTUGAL

Qual é a importânci­a da certificaç­ão do Caminho Português da Costa para a economia local?

Os Caminhos de Santiago são um dos principais ativos turísticos das regiões e muito em particular da região do Porto e Norte, que tem o seu território atravessad­o por cinco caminhos. Em 2019, houve um total de 350 mil peregrinos oriundos de diversos países que chegaram a Compostela. Dos caminhos portuguese­s estamos a falar de mais de 100 mil peregrinos que os percorrera­m. E são muitas as razões pelas quais os fazem, o que nos dá a oportunida­de de cruzarmos o caminho com os outros produtos que temos, como a gastronomi­a, os vinhos, o património e até outras das nossas rotas: a rota do românico, a nova rota dos vinhos e enoturismo do Porto e Norte de Portugal, a rota do termalismo. O objetivo é dar a conhecer aos peregrinos o que existe nas proximidad­es do caminho e se não se proporcion­ar durante essa viagem usufruir destes outros produtos turísticos, pelo menos ficam sinalizado­s para numa próxima oportunida­de poderem regressar à região para conhecer o resto.

Que mais valias traz para os peregrinos?

Hoje há um levantamen­to topográfic­o muito rigoroso, há um mapeamento do itinerário, há sinalizaçã­o, há pontos de descanso e pontos de água, há identifica­ção de pontos de perigo também. Depois, a criação do site do caminho e de uma aplicação que vai permitir ao turista percorrê-lo com melhor segurança e com o mapa atualizado, com todas as informaçõe­s ali no bolso. Tudo isto vai ajudar também na promoção e no cresciment­o dos Caminhos de Santiago.

Há mais certificaç­ões em vista?

Neste momento há três caminhos certificad­os a nível nacional,, o Caminho Português da Costa, o Caminho Pportuguês do Interior e o Caminhomin­ho Cencentral do Alentejo. Há outros em preparação,prepar nomeadamen­te aqui na Região Norte, estamos em vias de entregar a candidatur­a à certificaç­ão do Caminho Português Central. E temos ainda ououtros dois que estamos a prepar parar, que é o Caminho de Torre res (que se inicia em Salamanca e atravessa a Região Norte de Portugal) e o Caminho Minhoto Ribeiro (que começa em Braga).

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal