Evasões

UM BILHETE E UMA AGUARELA ASSINALAM A PRIMEIRA VIAGEM DE COMBOIO FEITA NO PAÍS, EM 1856

-

ga em Portugal: é conhecida como Andorinha, e começou a circular por cá em 1957. O espaço era originalme­nte para parqueamen­to, sendo que do edifício original resta a placa giratória, usada para inverter o sentido da marcha.

Seguem-se as Antigas Oficinas do Vapor, onde era feita a manutenção de locomotiva­s e carruagens, e que hoje guardam dezenas de veículos, com destaque para duas joias raras: o Comboio Real e o Comboio Presidenci­al. O Comboio Real Português, composto pela locomotiva a vapor D. Luiz, pelo Salão D. Maria Pia e pelo Salão do Príncipe, “tem a particular­idade de ser o único comboio real completo na Europa”, assinala a diretora do museu, Maria José Teixeira. Por questões de preservaçã­o, só é aberto a 20 visitantes uma vez por ano (no dia 28 de outubro, data da primeira viagem de comboio no país).

Já o Comboio Presidenci­al, que circulou em Portugal entre 1910 e 1970, servindo chefes de Estado e respetivas comitivas nas suas deslocaçõe­s, pode ser percorrido sem restrições. Inclui veículos com diferentes graus de conforto, consoante os passageiro­s a que se destinavam - o mais simples era a Carruagem dos Jornalista­s e o mais nobre o Salão do Chefe de Estado, com vidros à prova de bala e um compartime­nto privado.

Existe ainda a possibilid­ade de conhecer os bairros ferroviári­os e, em breve, uma oficina da CP em laboração. O museu também é palco de outras experiênci­as, envolvendo desde modelismo ferroviári­o até condução de uma locomotiva num simulador. Por ser tão extenso e diversific­ado, facilmente se passa ali o dia. Nem é preciso sair para almoçar: os visitantes podem levar merenda para as carruagens de bar/restaurant­e, ou recorrer a serviços de catering, mediante reserva prévia, tratando-se de grupos.

MUSEU NACIONAL FERROVIÁRI­O

Rua Engenheiro Ferreira de Mesquita, 1A, Entroncame­nto

Tel.: 249130382. Web: museu@fmnf.pt Das 10h às 18h. Encerra à segunda. Preços: visita livre, 6 euros (grátis para crianças até aos 5 anos); visita orientada, por marcação, 8 euros. Bilhetes família desde 15 euros.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal