Evasões

PROCESSO DE TRANSFORMA­ÇÃO DA LÃ ESTÁ EM FOCO NESTE EDIFÍCIO, QUE FEZ PARTE DE UMA ANTIGA FÁBRICA

-

Quantas raças de ovelhas há em Portugal? Como se converte a lã em mantas, carpetes, malhas ou fazendas? Que máquinas eram usadas no processo industrial? As respostas a estas e outras perguntas estão no Museu Industrial e Artesanal do Têxtil (MIAT), em Mira de Aire, Porto de

Mós. O espaço abriu portas, há praticamen­te dois anos, por iniciativa do empresário local José Paulo Baptista, que o dirige. Queria homenagear as gerações que tornaram Mira de Aire e Minde, ali ao lado, num dos maiores pólos da indústria têxtil portuguesa, ao longo do século XX.

Com a crise que atingiu o setor, muitas fábricas fecharam, entre elas a Tapetes D. Fuas, criada em 1924 e mais tarde rebatizada Tapetes Vitória. Foi num antigo edifício dessa fábrica que José Paulo Batista instalou o MIAT, não por acaso. Existe uma ligação familiar àquela casa: na sua fundação participar­am o avô António Dias Baptista e o bisavô José Dias Baptista. Tratou, pois, de adquirir o espaço, que recuperou, em respeito pela traça original, e recheou com a sua própria coleção de maquinaria, equipament­os e demais peças ligadas ao mundo têxtil. Foi o concretiza­r de um sonho. E o seu contributo para a salvaguard­a do património industrial da região e dos conhecimen­tos que lhe estão associados.

Naquele edifício de dois andares, os visitantes aprendem sobre o processo de transforma­ção da lã, tosquiadas as ovelhas - da lavagem à cardação, passando pela fiação, pela tinturaria e pela tecelagem. Também ficam a conhecer as caracterís­ticas da lã, os diferentes tipos de tecido e várias curiosidad­es - por exemplo, depois de lavada, a lã perde metade do peso. Pelo caminho, contactam com objetos tão diferentes como tesouras de tosquia ou de alfaiate, fusos e rocas para fiar à mão, carpetes da fábrica Tapetes Vitória, fotografia­s, teares manuais, máquinas e peças de tapeçaria. O museu preserva memórias sem perder a ligação à atualidade; pontualmen­te, acolhe exposições e workshops, e tem uma loja que parece dar forma a todos aqueles saberes.

MUSEU INDUSTRIAL

E ARTESANAL DO TÊXTIL

Rua das Grutas, 593, Mira de Aire, Porto de Mós Tel.: 244449269. Web: miat.pt

Das 10h às 13h e das 14h às 18h. Encerra à segunda

Preços: bilhete de adulto, 6 euros (grátis para crianças até 5 anos); bilhete família (dois adultos e duas crianças), 15 euros.

 ?? ?? Tesouras de tosquia e de alfaiate estão entre as peças em exposição, distribuíd­as por dois andares
Tesouras de tosquia e de alfaiate estão entre as peças em exposição, distribuíd­as por dois andares

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal