Evasões

FÁBRICA DA HISTÓRIA A memória do arroz numa antiga fábrica de descasque Estarreja

Uma fábrica encerrada há mais de 30 anos está a ser convertida em museu alusivo ao cultivo de arroz, no concelho. Chama-se Fábrica de História, e deve abrir ainda neste ano, com um restaurant­e onde o cereal domina a ementa.

-

No lugar da antiga Hidro-eléctrica de Estarreja – Fábrica de Descasque de Arroz, vai nascer um museu para preservar a memória daquele espaço, sem perder de vista a história da cultura de arroz no concelho. Chama-se Fábrica da História, e a expetativa é que abra até ao fim do ano, segundo Isabel Pinto, vereadora da Câmara de Estarreja com o pelouro da cultura. Para o edifício está projetado, além de um circuito museológic­o apoiado em novas tecnologia­s, um restaurant­e com vista para o Baixo Vouga lagunar - e arroz na ementa, claro.

A fábrica em questão, fundada por Carlos Marques Rodrigues, começou a laborar em 1922 e fechou em 1987. No novo museu, os visitantes vão encontrar um conjunto de memórias, objetos e documentos que têm, inclusive, pontes para a edição de 2017 do festival de arte urbana

Estau. Nesse ano, houve uma recolha de testemunho­s de ex-trabalhado­res e outras pessoas ligadas à antiga fábrica, que conduziu a um feliz acaso: nas instalaçõe­s em ruínas, foi encontrado um cofre com fotografia­s, contratos e demais documentaç­ão sobre a casa.

Antes da inauguraçã­o da Fábrica da História, estão programada­s visitas performati­vas ao local, em data a definir. Por agora, junto ao edifício em obras podem ser apreciadas duas peças integradas no circuito de arte urbana, assinadas por Vhils e Camilla Watson (na fotografia), que remetem para o cultivo do arroz em Estarreja - ainda em curso, nas freguesias de Salreu e Canelas.

A Evasões viajou a convite do Turismo Centro de Portugal

São João da Madeira mostra o seu património industrial num roteiro por vários museus temáticos e unidades fabris. Esses circuitos turísticos englobam espaços como a Viarco (a única fábrica de lápis do país), o Museu da Chapelaria, o Museu do Calçado ou a Oliva Creative Factory. É, aliás, na Torre da Oliva que funciona, há dez anos, o centro de acolhiment­o do turismo industrial da cidade, através do qual se pode comprar bilhetes, agendar visitas ou aceder a guias turísticos e audioguias.

Tel.: 256200204

Web: turismoind­ustrial.cm-sjm.pt

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal