Evasões

Petiscar à portuguesa

O PRIMO DO QUEIJO LISBOA

- TEXTO NUNO CARDOSO FOTOS LEONARDO NEGRÃO/GI

Sandes, empadas, croquetes e tábuas mistas compõem as tardes e noites d’o Primo do Queijo, casa de petiscos e mercearia dos Anjos.

Odesejo de abrir um espaço dedicado 100% aos produtos portuguese­s já era antigo, mas a chegada da pandemia veio acelerar o processo e abrir uma janela de oportunida­de na vida de Bruno Ribeiro e Francisco Bernardo, ribatejano e portuense até então ligados à produção de eventos.

Há dois anos, abriram nos Anjos O Primo do Queijo, casa de petiscos tradiciona­is que também serve de mercearia. “Tudo o que se come ao balcão ou à mesa pode comprar-se e levar para casa”, conta Francisco. A escolha desta zona lisboeta também não foi por acaso, sendo aqui que ambos residem. “Ainda se mantém o espírito de bairro. Mais de metade dos nossos clientes são visitas habituais”, adianta o proprietár­io.

O presunto, que tem palco óbvio no espaço, inspirou o nome da casa (“o primo do queijo é o presunto”, dizem eles). Aqui, aposta-se em três variedades, para compra ou como parte dos petiscos, todos cortados na hora: um presunto da Beira Baixa com nove meses de cura; um alentejano de porco-preto, alimentado a bolota; e um de porco bísaro alimentado a castanhas.

À mesa, chegam em pratos sozinhos ou combinados com queijos e enchidos, e também como recheio de croquetes. Mas não só. As estrelas da casa são as sandes em pão de Mafra, bem doseadas, com presunto beirão a solo ou emparelhad­o com queijo de ovelha de Celorico da Beira. “Os clientes dizem que é a melhor sandes de Lisboa”, gaba Francisco. Para acompanhar a sandes, sugerem o vinho verde e o espumante bruto da casa, mas há 40 referência­s vínicas para beber ou comprar na mercearia, além de queijos, marmeladas, licores, café de especialid­ade e compotas.

Aos finais da tarde e noites, na esplanada ou no interior – grande parte construído pelos donos, do balcão às mesas e aos barrotes no teto - comem-se ainda empadas de leitão, vitela, requeijão e espinafres ou cozido à portuguesa, entre outros petiscos.

Para breve, há novidades: na porta ao lado, a dupla de empresário­s vai abrir o restaurant­e Madrinha, que segue a matriz da cozinha tradiciona­l. Na carta estarão pratos como pataniscas de bacalhau com arroz de tomate, carne de porco à alentejana, bacalhau no forno ou pudim de queijo da Serra.

O PRIMO DO QUEIJO Rua do Forno do Tijolo, 42, Lisboa Tel.: 210 161 888 Web: instagram.com/ oprimodoqu­eijo Das 16h às 23h, de segunda a quinta; até às 24h à sexta e sábado Preço: sandes desde 4 euros; empadas a 3,80 euros; vinho a copo desde 3,50 euros

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal