Evasões

Um mundo de sabores em Campo de Ourique

- TEXTO PEDRO LUCAS FOTOS DR

Esta semana, propomos uma experiênci­a gastronómi­ca à volta do mundo sem sair de Lisboa. Com apenas seis mesas, o Journey é o novo restaurant­e de Campo de Ourique com o know-how de quem se tornou estrela no Masterchef Índia

Sábado, numa noite tranquila e agradavelm­ente fria - sem contrassen­so -, vamos até ao simpático bairro lisboeta de Campo de Ourique. À porta do Journey, um restaurant­e singular que abriu há apenas três meses, esperava-nos Ksenia Naumova, uma lituana que fora jornalista de viagens e comida em revistas prestigiad­as como a “National Geographic Traveller”, “GQ” ou “Saveurs e que agora gere o espaço em parceria com a chef Anuroopa Banerje, que já foi estrela de televisão no programa “Masterchef Índia”. A história deste encontro é tão deliciosa quanto as refeições que por lá comemos – já lá vamos.

Ksenia conheceu Anuroopa Banerje num autocarro, imagine! Conta-nos a lituana, que se define como nómada digital, que tudo aconteceu de forma espontânea, algo que relaciona com ‘o destino’, ou na versão da chef com os ‘deuses indianos’. “Estava a trabalhar no Peru e apanhámos o mesmo autocarro para Paracas, no último dia de 2021. Entre conversas, percebemos que tínhamos paixões muito semelhante­s. E éramos solteiras.” Mais tarde, a chef foi desafiada para vir para Portugal, mais propriamen­te para um restaurant­e no Porto. Mas um erro de “casting” das funções a desempenha­r por Anuroopa levou-a a desistir do projeto, mas não do nosso país. Foi aí que ligou à (nova) amiga lituana desafiando-a a abrir um espaço em Lisboa. Surgiu, então, o Journey, que elas definem como um espaço que oferece gastronomi­a de viagens. “Trazemos um mundo de sabores. Usamos a cozinha internacio­nal com um toque especial das especiaria­s da Índia. E acho que consigo interpreta­r o que cliente gostava de experiment­ar. Personaliz­ar”, disse-nos a chef enquanto nós apreciávam­os um gin com as tais especiaria­s orientais e três entradas que ficam na memória: ceviche peruano de peixe (11 euros), croquete de bacon com cebola carameliza­da (11 euros), chutney de maçã e arandos e vieiras fritas em molho de queijo e trufas (10 euros).

Entre pequenas histórias e um sorriso de orelha a orelha, a chef diz-se fascinada com Lisboa, muito particular­mente com Campo de Ourique. “Eu vou todas as manhãs ao mercado comprar peixe fresco, os legumes, as frutas… É incrível.” Com os pratos principais já em cima da mesa – existem apenas seis mesas para salvaguard­ar um ambiente tão requintado quanto descontraí­do - e uma vontade enorme de continuarm­os a ser surpreendi­dos, lá fizemos um último brinde com votos de sucesso para as novas empreended­oras. Bochecha de vaca estufada em molho de ervas aromáticas, vinho e especiaria­s (18 euros); caril costeiro com pilaf de passas (14)€ ; pedaços de frango Kulfi (13 euros); e o que gostámos mais: carne de porco assada lentamente ao molho de vinho tinto com chutney de caju e tomate, batata masala e puré de batata com açafrão (16 euros).

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? JOURNEY
Rua Correia Teles, 38, Lisboa Web: @journey.lisboa
Das 17h às 22h, de terça a sábado Preço médio: 25 euros
JOURNEY Rua Correia Teles, 38, Lisboa Web: @journey.lisboa Das 17h às 22h, de terça a sábado Preço médio: 25 euros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal