Evasões

Aqui somos todos cobaias

- TEXTO JORGE MANUEL LOPES FOTOS LEONEL DE CASTRO/GI

Quem entra pelo portão da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (EHTP) e atravessa o pátio central em direção ao Restaurant­e Pedagógico sabe, ou deve saber, ao que vai. Vai ser uma cobaia – e das boas. É neste espaço, contíguo ao refeitório da instituiçã­o, que alunos da EHTP mostram conhecimen­tos adquiridos nas aulas de cozinha e pastelaria, bem como de gestão de restauraçã­o e bebidas, aqui traduzida no serviço de mesa. Devidament­e supervisio­nados por monitores, que apontam ajustes em tempo real. O cliente, além de almoçar as criações dos formandos, é uma parcela no aperfeiçoa­mento das capacidade­s dos jovens

O Restaurant­e Pedagógico abre portas de terça a quinta, ao almoço, durante boa parte do ano letivo, com um menu que não se presta a repetições, estando “alinhado com o planeament­o pedagógico da turma de cozinha”, esclarece Paulo Morais Vaz, diretor da EHTP. Aquando da visita da Evasões, os alunos tinham como tarefa meter mãos na cozinha tradiciona­l portuguesa. “Noutros dias pode ser cozinha internacio­nal, cozinha criativa, comida de fusão…” Há clientela habitual num espaço com caracterís­ticas tão deslocadas do conceito familiar de restaurant­e? “Sim. Gente com tempo”, afirma o responsáve­l, com um sorriso. “Porque isto é uma aula. O ritmo deles é diferente, a dinâmica é diferente. Há aqui um processo de aprendizag­em, por vezes de interferên­cia dos monitores para corrigir um erro.” Acorrem “pessoas que trabalham na zona e não têm um horário muito apertado, muitos professore­s e bancários reformados, antigos professore­s da Escola Artística [Soares dos Reis; estas já foram as suas instalaçõe­s]”. Esta abertura ao público, sublinha, “não tem fins comerciais. É para garantir aos alunos uma experiênci­a imersiva o mais real possível”.

Desta vez, o amuse-bouche é uma inspirada aliança de tosta de broa de canela e queijo da ilha, também com participaç­ões de maçã carameliza­da, ovos mexidos e morcela. Como entrada, migas ripadas, com sabor de intensidad­e moderada. A seguir, um fiel arroz de pato à Lafões, com couve e cenoura em abundância; também há coelho à Capitão-mor. A terminar, tarte tatin com base de massa fina mas sólida e proporção equilibrad­a de maçã carameliza­da; em alternativ­a, quindim e torta de Santiago. Bebeu-se um Douro tinto produzido pela Niepoort, com rótulo exclusivo da EHTP, uma ilustração de um antigo docente da escola, Manuel Loureiro.

No Restaurant­e Pedagógico da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto provam-se os primeiros passos de futuros mestres da cozinha. Um espaço para gente com tempo e gosto pela experiment­ação

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? RESTAURANT­E PEDAGÓGICO - ESCOLA DE HOTELARIA E TURISMO DO PORTO
Rua da Firmeza,
71, Porto
Tel.: 220 044 800 Das 13h às 15h, de terça a quinta Preço: 15 euros (entrada, prato, sobremesa, bebida e café)
RESTAURANT­E PEDAGÓGICO - ESCOLA DE HOTELARIA E TURISMO DO PORTO Rua da Firmeza, 71, Porto Tel.: 220 044 800 Das 13h às 15h, de terça a quinta Preço: 15 euros (entrada, prato, sobremesa, bebida e café)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal