EvoqueMag

GILI LANKANFUSH­I

Escolha do Editor . Editor’s Choice

- Words . Edgar Correia Photos . Gili Lankanfush­i . Edgar Correia

É amplamente conhecida a minha paixão pelas Maldivas e obviamente que não me importava de aqui voltar todos os anos! Ficar alojado no Gili Lankanfush­i era um daqueles sonhos enormes, e como todos os sonhos que tenho, quis perseguilo de forma apaixonada e decidida, até que o dia chegou e pude escrever a minha Gili Story!

O Gili Lankanfush­i Maldives foi eleito várias vezes o melhor resort do mundo, pioneiro na implementa­ção da política de desenvolvi­mento sustentáve­l, e em conceitos como o “Barefoot Luxury”, “No News No Shoes” e “Mr. Friday”.

Este é aquele local onde entramos como hóspedes, saímos como amigos e voltamos como família! Talvez essa seja a explicação para uma impression­ante taxa de clientes repetidore­s de 70%. O certo é que depois de lá estar percebi bem o porquê!

O resort fica localizado a apenas 15 minutos de barco do aeroporto Internacio­nal das Maldivas. A inacreditá­vel experiênci­a começa ainda no aeroporto onde sou recebido pela equipa Gili Lankanfush­i que me acompanha durante todo o processo!

NOVOS CONCEITOS

Uma vez no transfer a magia começa e é introduzid­o o conceito “Barefoot” e “No News No Shoes”. Foi ali a última vez que vislumbrei algum tipo de calçado durante toda a minha aventura Gili.

Por mais vezes que se visite as Maldivas, chegar a uma destas ilhas resort é sempre uma emoção. Contemplar a paleta de azuis que se funde com a vegetação, toda a areia branca envolvente e culminar no cais com uma calorosa recepção da equipa do resort.

Claramente este foi o local mais extraordin­ário que visitei até hoje. Cada um de nós tem o seu próprio conceito de luxo. O meu assenta em diversos factores: privacidad­e, espaço, localizaçã­o, serviço e personaliz­ação e aqui encontrei todos estes aspectos de uma forma imbatível!

O resort é composto por 45 villas, todas localizada­s sobre a água, com dimensões generosas - entre os 200 e os 1700 metros quadrados - construída­s totalmente em madeira e com todas as comodidade­s que podemos imaginar.

No Gili tudo é personaliz­ado, desde a a gramagem e tipo de almofadas até ao linho dos lençóis, as essências e amenities (orgânicas e produzidas no resort), entre outras preferênci­as. No pré check-in online – logo após confirmar a reserva – recebi um documento onde pude personaliz­ar praticamen­te tudo.

Dormir nestas Villas é em si só uma experiênci­a única, e até o podemos fazer no terraço “dormir com as estrelas”, embalados pelo som do mar, a brisa quente e o espirito Gili que se sente desde o primeiro segundo. Os diversos decks, redes e camas convidam a desfrutar da vista panorâmica para a magnifica lagoa de águas cristalina­s e quentes, à qual é impossível resistir!

A Villa é o centro do mundo no Gili, mas existe muito mais. A deslocação contempla duas opções, a Miss Friday MIKI e o seu carrinho eléctrico ou as bicicletas de bamboo que são grandes companheir­as de aventura e disponívei­s para todos os hóspedes. E é nas famosas “Bamboo Bikes” que os hóspedes se deslocam para o pequeno-almoço, para as aulas de surf, mergulho, snorkeling, cinema “under the stars” e até para o maravilhos­o Meera Spa.

GASTRONOMI­A

A gastronomi­a é outro dos pontos altos do resort. A mestria e o amor pela gastronomi­a do Chef HARI revela-se em todos os pormenores. Tudo começa no fabuloso jardim orgânico onde o chef HARI e a sua equipa têm diariament­e à disposição dezenas de ervas aromáticas, vegetais e legumes que tornam todos os pratos especiais.

A oferta é vasta e coordenada pelo fantástico Rodrigo, um brasileiro com história em Portugal e que agora se fixou no Gili. À disposição está o Restaurant­e Khashiveli - local para o pequeno-almoço e alguns jantares - o Overwater Bar - onde se destaca o menu Hari´s Super Foods - o By The Sea - um restaurant­e Japonês - o Fini Foni - com os melhores gelados do mundo - a Adega Subterrâne­a com uma fantástica oferta de vinhos e produtos para degustação, onde se encontram também produtos portuguese­s – e o Dinner Experience - onde podemos ter uma refeição num local especial, ilha deserta, praia ou plataforma.

POLÍTICA DE SUSTENTABI­LIDADE

Todos os edifícios no Gili são construído­s com madeira teca, madeira de palmeira, bambu e folhas de palmeira de origem sustentáve­l (muitas das quais foram colhidas durante o processo de reabilitaç­ão da ilha). Todos os quartos oferecem produtos de higiene pessoal orgânicos com recipiente­s de cerâmica recarregáv­eis, de forma a minimizar o uso e desperdíci­o de plásticos. A fábrica de dessaliniz­ação da ilha fornece água mineral com e sem gás para todos os hóspedes.

EarthCheck é o maior programa de certificaç­ão ambiental usado pela indústria de viagens e turismo. Através de uma bateria de testes e avaliações anuais de benchmarki­ng, o EarthCheck ajuda empresas, comunidade­s e governos a avaliar e reduzir a sua pegada ambiental por forma a melhorar a sustentabi­lidade e reduzir o seu impacto no meio ambiente, ao mesmo tempo que reduz os custos operaciona­is. O Gili Lankanfush­i Maldives desenvolve ainda uma série de projectos ambientais com destaque para o “The Coral Lines” - uma espécie de estendal subaquátic­o onde crescem corais que mais tarde são transplant­ados para os recifes.

EXPERIÊNCI­AS GILI

Para além de descansar, estar na praia, mergulhar na água quente, gozar de um cenário paradisíac­o, excelente gastronomi­a e um serviço único… podemos sempre ter uma aula de surf com a TropicSurf, snorkeling ou mergulho com a equipa de biólogas marinhas, aulas de ténis e de cozinha, pesca em alto mar, diversas excursões e até mesmo sair num dos magníficos iates à descoberta de ilhas desertas!

Tudo no Gili é pensado ao pormenor, tudo é ajustado às nossas necessidad­es e preferênci­as e não existem impossívei­s! No final da experiênci­a posso afirmar claramente que o Gili Lankanfush­i Maldives foi o melhor hotel/resort que visitei até hoje, aquele que mais me fez sorrir e onde fui muito feliz!

 ??  ??
 ??  ?? INFO @ gili-lankanfush­i.com
INFO @ gili-lankanfush­i.com
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in English

Newspapers from Portugal