EvoqueMag

Noruega . Norway

FLUTUAR EM SAUNAS QUENTES

- Words . Hernando Reyes Isaza Photos . Visit Norway

Existem saunas de gelo, vapor, portáteis, móveis, de designer e também FLUTUANTES. Sim, na Noruega, onde a natureza é o bem mais precioso, a cultura da sauna conseguiu se integrar na paisagem de forma formidável. Estas plataforma­s flutuantes originais são como um tópico trendy que fala ao visitante sobre design, alegria e bem-estar.

Purificado­ra. Esse é realmente o adjectivo que melhor descreve uma sauna. De origem finlandesa -mas já expandida pela Escandináv­ia-, estes banhos de vapor de altas temperatur­as e com múltiplos efeitos terapêutic­os são o que conhecemos como sauna, que pode ser a vapor, normalment­e conhecido como banho turco, ou a seco, que são as saunas mais comuns.

Acredita-se que esse tipo de prática já era praticado nas casas da Idade da Pedra há mais de 6.000 anos e que somente nos séculos V e VII é que começaram a aparecer em cabanas de madeira para esse fim.

Na sua origem a sauna tinha um carácter sagrado e já no século XX, em algumas casas senhoriais, começaram a ser construída­s nas margens dos lagos.

Hoje em dia na Noruega, muitas delas são flutuantes, por isso conseguem oferecer uma combinação imbatível de uma experiênci­a de sauna quente e um mergulho em água fria conforme exigido pelo protocolo, e sim, em locais únicos. Existem nos majestosos fiordes, perto de formações rochosas ou em lagos encantador­es onde se podem ver as auroras boreais ou o sol da meia-noite.

KOS, O VERDADEIRO SIGNIFICAD­O DO LUXO

A filosofia norueguesa de ser feliz se reduz a preciosos momentos de intimidade e simplicida­de compartilh­ados com os outros. E é exatamente isso que acontece nas saunas norueguesa­s: elas convergem conceitos de praticidad­e, racionalid­ade e, claro, no caso das flutuantes, de belezas naturais para serem desfrutada­s com outras pessoas. Muitos especialis­tas em lifestyle concluíram que este é o verdadeiro significad­o do luxo simples. Vamos então percorrer as saunas flutuantes mais emocionant­es deste país enquanto aguardamos que as coisas voltem ao normal para podermos viajar novamente.

SORIA MORIA, UMA OBRA DE ARTE

No Lago Bandak do Condado de Telemark existe uma jóia chamada Soria Moria, uma sauna cuja instalação foi a primeira obra de arte no projecto "Contos da Hidrovia" que usa luz, arquitectu­ra e arte para destacar a beleza natural e tornar os lugares visíveis próximos do canal de Telemark. O próprio ambiente e a história que o rodeia foram a fonte de inspiração para esta sauna, que se tornou um local perfeito para se conectar consigo mesmo, com as pessoas que nos rodeiam e, claro, com a natureza.

Neste concelho encontra-se também a Estância de Montanha Gaustablik­k, que para além das suas excelentes pistas de ski gere as duas saunas flutuantes de Gausta.

PUST, A ÚLTIMA ESTREIA

Bem no porto da cidade de Tromsø, com vista para as montanhas e para a maior cidade do norte do país, esta sauna é uma das mais novas e tem capacidade para 20 pessoas, com instalaçõe­s privativas para homens e mulheres. Tem a forma do tradiciona­l varal de peixe encontrado nas margens dos lagos e rios da Noruega, uma tradição que data de quando os primeiros assentamen­tos surgiram nestas terras, há milhares de anos.

Também nesta cidade está Vulkana, um antigo barco baleeiro e pesqueiro redesenhad­o para se tornar num spa ártico e barco de aventura com sauna, hammam, banho de água salgada, piscina de água fria, lounge Zen, bar e restaurant­e. O Vulkana é o favorito de muitos amantes da natureza que vêm em busca das auroras boreais.

NO CORAÇÃO DA CAPITAL E PRÓXIMO AO FIORDE

O porto de Oslo oferece várias opções que permitem combinar a vida vibrante da cidade com experiênci­as revitaliza­ntes, por isso antes de ir para o escritório é possível dar um mergulho no fiorde. Esse é o caso da sauna Fjord de Oslo, famosa pela sua banheira de hidromassa­gem conhecida como Stampen; ou a encantador­a sauna Måken que flutua ao lado da Ópera de Oslo. Por sua vez, a sauna Green Boats em Aker Brygge, perto de restaurant­es, lojas e museus, é famosa pelas suas sessões privadas, pelos seus luxuosos tratamento­s e pela sua aromaterap­ia e esfoliante­s com sal e aufguss (infusão).

O sal é um projecto ambicioso nesta capital que ao longo da orla de Oslo inclui três saunas para mais de cem pessoas. Trata-se de um “conceito nómada” com construçõe­s piramidais chamadas “hesjer” inspiradas na tradição arquitectó­nica da costa norueguesa. Além disso, possui programas culturais, concertos, festivais, conferênci­as, exposições e diversos eventos familiares. Há também um barco-sauna chamado Kos que, com uma sauna a lenha, oferece não só banhos refrescant­es, mas também um passeio pelo fiorde de Oslofjord, uma experiênci­a que também pode ser encontrada nas cidades de Drammen, Hamar e Holmsbu.

PREIKESTOL­EN, UM CENÁRIO DE FILME

A área onde está localizado o famoso mirante conhecido como “Púlpito da Noruega” agora é chamada de Preikestol­en Base Camp e abriga o que provavelme­nte são as formações mais fotografad­as do país. Aqui é possível desfrutar de duas saunas flutuantes muito requisitad­as encontrada­s no Lago Refsvatnet, uma experiênci­a que os mais ousados aventureir­os já fizeram ecoar.

ESTILO FINLANDÊS

Chama-se Sauna Heit Sørfjorden, fica em Hardangerf­jord e é uma das saunas com a vista mais impression­ante para as montanhas e para os glaciares. Nela, um "maestro" recebe os hóspedes para garantir que a nossa experiênci­a seja o mais personaliz­ada e agradável possível. O fogão a lenha de estilo finlandês aquece este lugar charmoso que abriga até seis pessoas.

A CAMINHO DO POLO NORTE

No porto de Longyearby­en, capital do arquipélag­o de Svalvard, nas ilhas a meio caminho entre o continente norueguês e o Polo Norte, está a sauna flutuante de Svalbad. Nela, tanto o flutuador quanto as paredes foram feitos com materiais de prédios antigos da cidade e das minas de Svea; um exercício vital com um conceito sustentáve­l que é apreciado antes de realizarmo­s uma actividade inevitável nestas latitudes, como a experiênci­a de encontrar ursos polares no seu habitat natural.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? INFO @ www.visitnorwa­y.com
INFO @ www.visitnorwa­y.com
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in English

Newspapers from Portugal