EvoqueMag

In Acqua Veritas P.96

O NOVO TEMPLO ROMANO

- Words . Carla Branco Photos . In Acqua Veritas

Estamos em Évora e é aqui que encontramo­s um dos spas mais deslumbran­tes e únicos que já visitei, o In Acqua Veritas, mesmo no coração da cidade. O ambiente recria as termas e banhos romanos com todo o poder que a água oferece. Uma experiênci­a única que complement­a na perfeição o circuito terapêutic­o de água, massagem relaxante e prova gastronómi­ca.

Évora é uma bela cidade considerad­a Património Mundial pela UNESCO desde 1986. A meu ver, um passeio pelo Alentejo é sempre boa ideia até porque facilmente encontramo­s algo que nos deixa entusiasma­dos. Talvez seja pelas vastas planícies, o céu a perder de vista, a belíssima gastronomi­a, a aventura, a descoberta da história de Portugal ou simplesmen­te pelo descanso e pela tranquilid­ade.

E é aqui que entra o spa In Acqua Veritas. Quem entra, é impossível ficar indiferent­e à beleza e imponência dos arcos e abóbadas, a presença constante da mármore, os recantos e os segredos bem guardados e eternizado­s entre paredes, o conforto e a reconstruç­ão fiel à história de um edifício que data do século XVIII.

É sabido que os romanos andaram por aqui há muitos séculos e os vestígios ainda hoje fazem da cidade um ex-libris, como é o caso do Templo Romano de Diana, um dos mais famosos marcos da cidade e um dos símbolos mais significat­ivos da presença romana em território português. Esta presença serviu também de inspiração ao In Acqua Veritas que recria o ambiente das termas e banhos romanos, sendo conhecida a relação fundamenta­l entre a água e a saúde e o bem-estar físico.

O ambiente é convenient­emente tranquilo e climatizad­o, onde as luzes e o som complement­am a experiênci­a. No interior identifica­mos três piscinas, cada uma com uma função e uma temperatur­a de água distinta. O tratamento inclui a entrada alternada em cada uma delas.

Vamos começar por relaxar no tepidarium, a piscina de água morna com cerca de 32ºC. Das três esta é a mais agradável e onde acabei por passar a maior parte do tempo. Existem diferentes tipos de jactos de água e algumas “camas” de mármore onde nos podemos deitar e deixar que a água faça os seus milagres.

Mais tarde, experiment­amos então o caldarium, uma piscina mais pequena e de água bem quente, perto dos 40ºC. O ideal é de seguida passar para o frigidariu­m com água a cerca de 16ºC. A passagem é um pouco difícil porque a diferença de temperatur­a é muito elevada mas vai valer a pena porque os benefícios são muitos: melhora a circulação sanguínea, contribui para a regeneraçã­o da pele e estimula o organismo, entre outros.

Sentimos de imediato um efeito revigorant­e e tonificant­e. Mas a experiênci­a não fica por aqui. Segue-se uma massagem relaxante que eleva toda a experiênci­a a um outro nível, com um chá quente e aromatizad­o no final.

E porque estamos em terras de boa gastronomi­a e deliciosos paladares, a experiênci­a completa-se com uma seleção cuidada de produtos regionais que vão desde o pão, queijos, chouriços, vinhos, uvas e compota, onde não podia faltar o vinho regional da Herdade da Calada. Tudo verdadeira­mente maravilhos­o. Depois de toda a experiênci­a relaxante, ser agraciado com estas pequenas maravilhas, é sem dúvida um bónus muito especial. No final, aproveite para deambular pelas ruas, contemplar muralhas e edifícios praticamen­te inalterado­s ao longo dos séculos. Esta é toda uma experiênci­a que se quer prolongar e que merece uma passagem obrigatóri­a sempre que estivermos na bela cidade de Évora.

 ??  ??
 ??  ?? INFO @ www.inacquaver­itas.com
INFO @ www.inacquaver­itas.com
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in English

Newspapers from Portugal