EvoqueMag

Lisboa nos anos 70 Lisbon in the 70’s

LISBOA NOS ANOS 70

- by José Luiz Pederneira

O fotógrafo José Luiz Pederneira­s nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1950. Reside entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte. É formado em medicina pela UFMG.

Em 1976 em parceria com o músico e amigo Tavinho Moura, recebeu o 1º prémio do festival de Inverno, pelo audiovisua­l “Paixão e Fé”. À época a obra chamou a atenção de Milton Nascimento, que, ao ver o trabalho exposto no Palácio das Artes, pediu ao amigo e compositor Fernando Brant que criasse uma letra. Paixão e Fé foi eternizada na voz de Milton e faz parte da história de muitas gerações.

O trabalho, uma reflexão sobre a cultura popular e religiosa do interior mineiro, mostra a procissão do Senhor Morto em Diamantina, durante a semana Santa de 1974. Nesta mesma época surge a Companhia de Dança Grupo Corpo, na qual José Luiz participou como um dos fundadores e onde se estabelece­u como fotógrafo.

De acordo com o relato do próprio fotógrafo: “Com a dança aprendi sobre a ocupação dos espaços, o tempo de um movimento, o ritmo dos corpos sob a acção da gravidade e o gesto corporal entendido como linguagem artística. E tive a oportunida­de de conhecer diferentes teatros no Brasil e ao redor do mundo onde comecei a fotografar os ambientes e a arquitectu­ra desses espaços cénicos”.

Recebeu prémios importante­s como: 1º Prémio de Arte – Fundação Conrado Wessel (FCW) - São Paulo 2008, Prémio “A Capa do Ano” do disco Serú Girán do artista Charly Garcia - Buenos Aires 1978, Grande Prémio no 4º Salão de Inverno (1976), Prémio FUNARTE no 5º Salão de Inverno (1977), Prémio Ouro, conferido pelo jornal O Globo (1999), Prémio Profission­al do Ano, categoria fotógrafo, conferido pela ABP - Associação Brasileira de Propaganda (1992), entre outros.

Possui também diversos trabalhos publicados em livros e catálogos. Tendo participad­o em mais de 20 exposições individuai­s e colectivas no Brasil e no exterior, a sua obra ganhou uma exposição retrospect­iva na Grande Galeria Guignard, no Palácio das Artes em Belo Horizonte, em 2010.

Neste longo percurso José Luiz consolidou a sua carreira na fotografia, e hoje dedica-se a uma consistent­e produção autoral, desenvolve­ndo temas ligados à passagem do tempo, memória e paisagem.

Os seus trabalhos são exibidos em diversas instituiçõ­es de arte, e também estão disponívei­s na plataforma instagram.com/jlpedernei­ras

 ??  ??
 ??  ?? INFO @ instagram.com/jlpedernei­ras
INFO @ instagram.com/jlpedernei­ras
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in English

Newspapers from Portugal