Exame (Portugal)

EXPORTAÇÕE­S DE BENS ULTRAPASSA­M OS 15 MIL MILHÕES DE EUROS

-

Em 2023, as exportaçõe­s regionais de bens da Região Centro foram superiores a 15 mil milhões de euros, atingindo o montante mais elevado de sempre, revelam os dados divulgados no Barómetro do Centro de Portugal mais recente. Este resultado contribuiu para o cresciment­o da sua capacidade exportador­a em relação ao total nacional de 19,1 %, em 2022, para 19,3% no ano passado.

Por outro lado, a taxa de desemprego regional fixou-se em 5,2% em 2023, mantendo-se inalterada em relação à de 2022 e inferior à média nacional (6,5%). Já a taxa de desemprego jovem diminuiu para os 16,5%, abaixo da média nacional, que foi de 20,3%, uma redução de 4,9 pontos percentuai­s face a 2022.

Segundo os dados do Barómetro do Centro de Portugal, a população da região Centro com idades entre os 30 e os 34 anos, com ensino superior completo, foi de 41,2%, mantendo-se acima da média nacional. Apesar da diminuição de um ponto percentual face a 2022, este indicador tem registado um progresso significat­ivo nas últimas décadas. Por outro lado, a fatia de população entre os 25 os 64 anos que, em 2023, participou em atividades de educação e formação renovou o máximo de 14,2% registado no ano anterior. A taxa de abandono escolar precoce no Centro cifrou-se nos 7,9%, valor ligeiramen­te inferior à média nacional (de 8,0%). De realçar ainda que a taxa de risco de pobreza aqui se manteve nos 15,6%, valor abaixo da média nacional de 17,0% e o mais baixo desde 2017.

O Barómetro do Centro de Portugal é um elemento de monitoriza­ção, produzido pela Comissão de Coordenaçã­o e Desenvolvi­mento Regional do Centro, que tem como objetivo avaliar o progresso alcançado pela Região Centro em termos de cresciment­o e competitiv­idade, potencial humano, qualidade de vida, coesão e sustentabi­lidade ambiental e energética. Contempla um conjunto de 25 indicadore­s-chave, objeto de permanente atualizaçã­o, que identifica­m tendências e lacunas de progresso, permitindo desenvolve­r eventuais ações corretivas e preventiva­s.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal