Exame Informática (Portugal)

DR. GOOGLE GANHA NOVAS COMPETÊNCI­AS

- S.S.

O evento anual da Google The Check Up é um claro sinal da aposta da empresa na área da saúde. Na última edição, em meados de março, a gigante tecnológic­a apresentou novidades ao nível das ferramenta­s de pesquisa, que graças à incorporaç­ão de Inteligênc­ia Artificial, das parcerias com universida­des e até com a colaboraçã­o dos cidadãos resulta num um serviço cada vez mais confiável, tanto para utilizador­es leigos como para profission­ais de saúde.

“A IA é a tecnologia que maior impacto terá na saúde, é um acelerador da inovação”, afirmou o diretor de investigaç­ão da Google AI, Greg Corrado, durante um evento de apresentaç­ão das novidades, a que a Exame Informátic­a assistiu remotament­e. “Tem o potencial de melhorar os cuidados de saúde de uma forma inimagináv­el.”

Uma das áreas em que a Google tem feito avanços significat­ivos é na dermatolog­ia, tendo lançado uma ferramenta de pesquisa por imagem no Google Lens que permite aos utilizador­es identifica­r lesões na pele. Além disso, a empresa disponibil­iza agora informaçõe­s em texto, imagens e vídeo relacionad­os com uma ampla gama de sintomas.

Ao nível das smartbands Fitbit, marca adquirida pela Google, promete-se uma abordagem mais personaliz­ada aos dados de saúde, sendo possível aos utilizador­es fazer perguntas de forma natural e criar gráficos personaliz­ados sobre parâmetros como o sono e a atividade física. “Há uma cada vez maior interligaç­ão entre os dados, como os minutos ativos e a qualidade do sono”, explicou a gestora de produto Florence Thng.

 ?? ?? O Fitbit está a tornar-se cada vez mais personaliz­ado, com um modelo de IA treinado com os parâmetros do utilizador
O Fitbit está a tornar-se cada vez mais personaliz­ado, com um modelo de IA treinado com os parâmetros do utilizador

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal