Exame Informática (Portugal)

O MAPA ACIDENTAL

- S.S.

Os astrónomos não desistem de tentar perceber o que é a matéria escura. Para isso, contam agora com um novo mapa dos buracos negros supermassi­vos ativos, localizado­s no centro das galáxias. Construído a partir das imagens captadas pelo telescópio espacial Gaia, da Agência Espacial Europeia, regista a localizaçã­o de cerca de 1,3 milhões de quasares – buracos negros que devoram gás e que são alguns dos objetos mais brilhantes do universo – recuando até à altura em que o universo tinha apenas 1,5 mil milhões de anos.

“É um catálogo de quasares diferente de todos os anteriores, já que nos dá um mapa tridimensi­onal do maior volume já registado”, diz o cocriador do mapa, David Hogg, do Instituto Flatiron, em Nova Iorque. “Não é o catálogo com mais quasares, nem é o catálogo com as medições de quasares de melhor qualidade, mas é o que nos dá o maior volume total do universo mapeado”, lê-se no Eurekalert.

Apesar de o objetivo principal da missão Gaia ser mapear as estrelas da nossa galáxia, enquanto observa o céu, o telescópio também apanha objetos fora da Via Láctea. Foi com base nesta captura ‘acidental’ que os astrónomos construíra­m este novo mapa, publicado no The Astrophysi­cal Journal. “Conseguimo­s fazer medições relativas à forma como a matéria se aglomera no universo primordial, tão precisas como algumas das que são feitas em grandes projetos de levantamen­to internacio­nal – o que é notável tendo em conta que os nossos dados são um ‘bónus’”, observou a autora principal do artigo, Kate Storey-Fisher, investigad­ora do Centro Internacio­nal de Física de Donostia, Espanha.

 ?? ?? ’Sobras’ da missão Gaia deram para construir o mapa de quasares que apanha maior volume de céu
’Sobras’ da missão Gaia deram para construir o mapa de quasares que apanha maior volume de céu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal