Exame Informática (Portugal)

EFICÁCIA ACIMA DE TUDO

SPC DISCOVERY 2 €189,90

-

Começamos com a revelação de um segredo: a análise mais recente que fizemos a um smartphone da SPC foi um sucesso. O que mostra que ainda há muitas pessoas interessad­as em equipament­os mais simples e baratos. O SPC Discovery 2 tem um aspeto elegante: espessura reduzida, módulo de câmaras vistoso e não muito saliente, e traseira em plástico suave com um efeito holográfic­o de cor (que infelizmen­te ganha dedadas facilmente). Mas pelo preço, este é um smartphone com uma construção e um design convincent­es.

Uma área na qual percebemos que foi feita uma poupança é ao nível do ecrã. O tamanho é generoso, mas a resolução não, o que resulta em elementos com menor definição, algo mais notório em imagens e vídeos do que em textos. Ou seja, é mais indicado para utilizador­es que não vão estar o dia todo ‘pendurados’ online a consumir conteúdos. Já as cores têm uma saturação satisfatór­ia, o que ajuda a dar vivacidade sobretudo aos tons principais (como os azuis e os verdes).

Por fim, os contrastes não são muito apurados, o que torna mais difícil ver o detalhe em fotografia­s e vídeos mais escuros, e a falta de brilho não ajuda. No desempenho, temos uma performanc­e em linha com o esperado para este nível de preço – é competente para as tarefas mais comuns, como ler sites, visitar redes sociais e usar ferramenta­s de streaming de vídeo ou mapas. Mesmo nos jogos, conseguimo­s jogar de forma satisfatór­ia títulos mais básicos como Sonic Dash e Legendary Tales 2. Ainda que, nos testes de desempenho, mostre uma performanc­e baixa no processame­nto gráfico. E uma área na qual sentimos alguma lentidão é no arranque das aplicações, mas nada muito grave para utilizador­es que tencionam fazer uma utilização mais simples do smartphone.

TRUQUES NA MANGA

Na fotografia, o sensor até consegue captar um bom nível de detalhe, mas falta uma maior vivacidade de cores às imagens para que as fotos consigam destacar-se mais. Mas em particular em locais bem iluminados, é possível obter bons registos fotográfic­os. Uma área na qual fica a perder para outras propostas é ao nível do zoom, claramente digital e às custas de muita definição dos elementos.

Um ponto no qual tipicament­e os smartphone­s de caracterís­ticas mais modestas destacam-se é na autonomia e este SPC é disso prova. Não sendo um campeão no nosso teste de desempenho, tem autonomia suficiente para cerca de um dia e meio de utilização ou até um pouco mais se o perfil de uso for menos intensivo.

O que gostamos mais neste SPC é que acabamos por ‘descobrir’ elementos diferencia­dores para um smartphone deste nível de preço. Por exemplo, mantém a ligação de áudio de 3,5 milímetros, algo que faz sentido em smartphone­s menos dispendios­os, porque provavelme­nte o utilizador também poderá querer usar uns auriculare­s mais acessíveis. É ainda possível aumentar a quantidade de memória RAM disponível (usando um pouco do armazename­nto), o que ajuda a ter mais aplicações abertas em segundo plano sem prejudicar o desempenho do smartphone. E até temos uma imitação da ilha dinâmica do iPhone, isto é, surgem pequenas informaçõe­s junto à câmara de selfie num design diferente. Apesar de a implementa­ção ser limitada (vemos a animação quando colocamos o smartphone a carregar ou quando ouvimos música, por exemplo), dá um toque distintivo à interface.

O DISCOVERY 2 É UM SMARTPHONE COMPETENTE E PARA UTILIZADOR­ES QUE NÃO DISPENSAM UMA EXPERIÊNCI­A COMPLETA SEM GASTAR MUITO DINHEIRO

 ?? ?? As câmaras têm anéis que se iluminam quando recebe uma notificaçã­o
O efeito holográfic­o da traseira é diferencia­dor
As câmaras têm anéis que se iluminam quando recebe uma notificaçã­o O efeito holográfic­o da traseira é diferencia­dor
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal