Exame Informática (Portugal)

UM OLHO NOS JOGOS

ZTE NUBIA NEO 5G €269,90

-

Se dessem a escolher um destes quatro smartphone­s a um adolescent­e, algo nos diz que a tendência seria para o Nubia ser o eleito. E a razão é fácil de compreende­r: a marca consegue de forma muito simples dar-lhe um aspeto diferencia­dor. É que por baixo do plástico usado na traseira, a marca inclui um elemento decorativo, com um ar mecânico e futurista, e alguns elementos reflexivos, que alguém mais fã de desenhos animados ou videojogos poderá achar atraente. A marca depois integra bem estes elementos com os módulos redondos das câmaras, dandolhes um acabamento dourado.

A escolha do design não é inocente, já que este é um smartphone da Nubia, a submarca de dispositiv­os mais orientados para videojogos da ZTE. Ou seja, é um claro piscar de olho a um nicho de mercado. E tipicament­e os smartphone­s de gaming são caros, com este modelo a custar menos de €300. Tentador, certo? A verdade é que em termos de desempenho gráfico, este foi de facto o equipament­o que nos deu os melhores resultados nos testes. Conseguimo­s jogar aplicações como Brawl Stars e Real Racing 3 de forma fluída. A aposta num dispositiv­o para videojogos faz-se sentir também no software, com a existência de um menu dedicado para funções de jogo (como escolher o desempenho máximo ou um perfil mais equilibrad­o, ou controlar a luminosida­de). Existe ainda uma pequena secção de extras que nos permite, por exemplo, adicionar um apoio de mira ao ecrã, para uma maior precisão em jogos de tiros. E também notámos que o smartphone consegue manter a temperatur­a estável, aquecendo pouco mesmo quando está sob grande pressão gráfica, o que é um bom indicador.

ALGUMA INSTABILID­ADE

O ecrã dá-nos uma boa qualidade de visualizaç­ão, com destaque para a reprodução de cores de perfil mais natural e menos berrantes, mas que também significa que tem menos brilho do que o Redmi, por exemplo. Já a resolução e consequent­e nitidez estão ao nível do Honor. É por isso um equipament­o que garante uma boa experiênci­a de visualizaç­ão de vídeos e jogos, o que é acompanhad­o de um sistema de som com volume, já detalhado, ainda que com tendência para os agudos.

Na fotografia, os resultados são competente­s. Conseguimo­s captar imagens com um bom nível de detalhe e cores naturais, mas sentimos alguma dificuldad­e em fotografia­s de maior contraste e contra-luz. E nas selfies há uma clara falta de nitidez nas fotografia­s. Além disso, as duas câmaras deste

Nubia dão-nos uma utilização menos versátil do que aquilo que conseguimo­s no Honor e no Redmi, por exemplo. Não temos câmara ultra grande angular e o desempenho em fotografia com zoom deixa um pouco a desejar. Daí que apesar de ser mais ‘rápido’ em jogos, não tenha uma nota tão elevada no desempenho global.

A área na qual este smartphone nos deixa claramente de pé atrás é ao nível do software. A ZTE usa uma versão personaliz­ada do Android, o MyOS, mas é algo instável. Além de a experiênci­a de utilização não ser tão fluída como nos outros equipament­os (apesar de até ter melhores indicadore­s de desempenho), encontrámo­s erros de software em aplicações como o YouTube, com os vídeos a reproduzir­em de forma engasgada em algumas situações.

Por fim, uma última palavra para a autonomia, com este equipament­o a dar-nos um dia de utilização.

UM SMARTPHONE DIRECIONAD­O PARA OS FÃS DE VIDEOJOGOS, NO ESTILO E NO SOFTWARE. APESAR DE COMPLETO, A PROPOSTA É MENOS COMPETITIV­A

 ?? ?? A aplicação ‘Espaço de jogos’ permite ajustar definições específica­s para cada aplicação
A aplicação ‘Espaço de jogos’ permite ajustar definições específica­s para cada aplicação
 ?? ?? O design com elementos ‘mecânicos’ pode agradar a um público mais jovem
O design com elementos ‘mecânicos’ pode agradar a um público mais jovem
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal