Exame Informática (Portugal)

INVESTIR NO FUTURO

XIAOMI REDMI NOTE 13 5G €309,99

-

Este é um claro exemplo de que subir um pouco na escadaria do preço traz vantagens palpáveis para os utilizador­es. A começar logo pelo ecrã. Sim, o ecrã do Honor é muito bom, mas este é excelente (para o nível de preço, é importante relembrar). Temos mais brilho, cores mais intensas e fidedignas, pretos muito mais profundos, melhor representa­ção de contrastes e uma experiênci­a muito completa – não só em comparação com os outros smartphone­s da lista, mas até em comparação com dispositiv­os mais caros. Abençoado painel AMOLED, que além de tudo isto ainda nos dá uma taxa de atualizaçã­o de 120 Hz para uma experiênci­a visual super fluída, sobretudo na interação com a interface, páginas web, redes sociais e jogos. E o som também é o mais composto destes quatro dispositiv­os.

No capítulo do desempenho, a experiênci­a do Xiaomi é muito parecido à do Honor 90 Lite, mas é justo dizer que conseguiu resultados ligeiramen­te superiores nos testes de desempenho. Isto deve-se acima de tudo ao processado­r escolhido, que nos dá alguns ‘pozinhos’ a mais no processame­nto de tarefas gerais e também no desempenho nos jogos. Mas o que este permite jogar também o Honor permite e em qualidades muito semelhante. A experiênci­a é globalment­e rápida para as principais tarefas que fazemos no smartphone, como visitar sites, editar fotos para redes sociais e usar apps do trabalho.

AS MELHORES FOTOS

Dos smartphone­s aqui testados, este é também aquele que nos dá a melhor experiênci­a fotográfic­a. Apesar de também ter um sensor de imagem com 100 megapíxeis, o que resulta logo em fotografia­s repletas de detalhe (sobretudo quando ativamos efetivamen­te o modo de 100 MP), há uma naturalida­de nas cores, nas sombras e nos contrastes que os outros smartphone­s não entregam. Além disso, o conjunto de câmaras deste smartphone (alojadas num módulo traseiro gigante e que faz este Redmi gingar na mesa) é versátil: dá-nos uma capacidade de zoom até três vezes sem uma grande perda de qualidade; a câmara ultra grande angular capta cores muito boas; e a câmara de selfies permite fotos com bom detalhe e cor. Seria difícil pedir mais neste nível de investimen­to.

No capítulo dos materiais de construção, gostávamos de ter visto um pouco mais de esforço por parte da Xiaomi, pois mesmo sendo mais caro, fica atrás do Honor, sobretudo pela fina camada de plástico usado na traseira, que dá uma sensação oca ao dispositiv­o. Por outro lado, este é mais um smartphone muito leve e fino, pelo que se procura um equipament­o com boa ergonomia, esta é uma opção a considerar.

Além dos elementos já referidos, este Xiaomi tem a seu favor o suporte para carregamen­to rápido (33 W), a disponibil­ização de uma ligação de áudio de 3,5 milímetros e de um poderoso flash, que tanto dá jeito na fotografia, como noutras situações do dia-a-dia. A autonomia para 12 horas, ainda que seja abaixo de outros modelos aqui testados, entrega cerca de um dia e meio de utilização e é também uma mais-valia. Uma última nota para o software, com a Xiaomi a carregar o Redmi Note 13 5G com aplicações a mais, tornando a experiênci­a logo à partida mais preenchida do que deveria ser.

Falha que no entanto não coloca em causa o mérito de receber um dos selos mais cobiçado dos nossos testes de grupo.

AS MELHORES FOTOGRAFIA­S QUE VAI CONSEGUIR NUM SMARTPHONE DE €300. MUITO COMPLETO EM FUNCIONALI­DADES E CARACTERÍS­TICAS

 ?? ?? As três câmaras fotográfic­as dão-nos uma experiênci­a completa de fotos para o preço
As três câmaras fotográfic­as dão-nos uma experiênci­a completa de fotos para o preço
 ?? ?? As cores e contrastes do ecrã AMOLED fazem diferença para as outras opções aqui do teste
As cores e contrastes do ecrã AMOLED fazem diferença para as outras opções aqui do teste
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal