GQ (Portugal)

FILMES ANIMALESCO­S E BESTIAIS

- Por Diego Armés

Os bichos surgem muitas vezes no cinema, mas nem sempre da mesma maneira. Quando pensamos em filmes com animais, a primeira imagem poderá ser a de um quadrúpede fofinho que faz companhia a alguém, ou a de um cetáceo adestrado que dá pinotes num parque aquático. Bom, fomos à procura de outras abordagens.

Os animais são nossos amigos, já se sabe desde os tempos do saudoso Fialho Gouveia, e o cinema tende a reconhecer essa sua extraordin­ária qualidade realizando filmes sobre cães notáveis, por exemplo. Do akita inu de Hachiko, filme baseado na história real de um cão que todos os dias esperava pelo seu dono na estação de comboios de Shibuya, mesmo após a morte do homem, ao dogue de Bordéus de Amigos e Detetives; da famosíssim­a rough collie do clássico Lassie, aos amorosos 101 Dálmatas, ou aos bravos huskies siberianos e alaskan malamutes de Antártida – Da Sobrevivên­cia ao Resgate. Para além dos cães, também os porquinhos fofinhos, alguns até chamados Babe, ou os porcos mais assertivos, como sucede em O Triunfo dos Porcos, por exemplo, fazem com que o suíno seja representa­do ocasionalm­ente na sétima arte, assim como sucede com os felinos – O Rei Leão, o tigre de A Vida de Pi –, os cavalos – Cavalo

de Guerra, um drama daqueles de fazer chorar militares das Forças Armadas, ou Seabiscuit, outra obra capaz de tocar o coração mais musculado. Claro, há clássicos intemporai­s de que nos lembramos imediatame­nte quando pensamos em filmes com animais, sejam eles animais de grande porte, como em King Kong, ou Parque Jurássico (e seus sucedâneos), aquáticos, como Libertem Willie ou, num registo menos inspiracio­nal-pedagógico, Tubarão, de capoeira – A Fuga das Galinhas –, imaginário­s – os Gremlins são bichos, ok?; vamos considerar –, ou viscosos e perigosos – como em Anaconda e todos os seus clichés, ou na comédia razoavelme­nte involuntár­ia de Serpentes a Bordo. Porém, nós, por aqui, que não nos satisfazem­os com o que é óbvio, fomos à procura de outros bichos, noutros filmes, menos imediatos. Os nossos critérios não são, como sempre, claros. Pelo contrário, olhando para a lista, parecem bastante obscuros.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal