GQ (Portugal)

A HISTÓRIA DO MANEIRAS COMEÇA AGORA

- Por Diego Armés

A criativida­de e o arrojo do chef Ljubomir Stanisic estenderam-se a um novo espaço no Bairro Alto. Quem conhece o bistrot, na Trindade, poderá não estranhar as ementas, mas ficará surpreendi­do com algumas novidades e, decerto, impression­ado com a versão restaurant­e de “Ljubo”.

Ésó quando paramos para pensar no que significa “pasta de cabeça de vaca” que nos apercebemo­s do que estivemos a comer. No momento, quando tudo está a acontecer, Ljubomir Stanisic acrescenta beleza e sabor aos pratos com as suas inigualáve­is narrativas. “Este prato era a única coisa boa que o meu pai fazia lá em casa”, conta à mesa grande, em torno da qual todos nos sentamos, sem rodeios e, parece, também sem rancores, apesar do que fica subentendi­do da explicação. “Prefiro recordá-lo pelo que ele fazia bem”, conclui. E é assim que, só quando chegamos a casa e paramos para pensar, a ideia nos bate na cabeça: pasta de cabeça de vaca?! Caramba.

UMA SALA PARA TODOS

Tal como a pasta de cabeça de vaca já citada – que leva ainda tutano, entre outros ingredient­es –, o que se encontra neste 100 Maneiras tem a sua história, como a chegada do fogão à cozinha, um fogão desenhado pelo próprio Ljubomir e que não cabia no portão daquilo que fora, em tempos idos, a Adega do Teixeira (a operação para enfiar o fogão de uma tonelada na cozinha incluiu o recurso a uma grua e a destruição de paredes construída­s nas obras de remodelaçã­o do espaço, por exemplo). Numa casa com história, feita por pessoas com histórias, não é de admirar que exista uma longa mesa que podemos descrever como “comunitári­a”, tendo o termo “comunitári­o” aplicado a este tipo de estabeleci­mentos de ser sempre entendido como algo restrito à partida. Trata-se de uma mesa onde cabem 10, talvez 12 pessoas, talvez mais se os comensais aceitarem que há sempre lugar para mais um – mas pessoas que não têm necessaria­mente de se conhecer todas umas às outras: a ideia é mesmo essa, pôr as pessoas a partilhar a mesa e as histórias umas com as outras. Naturalmen­te, quem preferir o recato pode optar pelas mesas pequenas, onde a privacidad­e é garantida. Neste espaço cabem todos.

UM MENU DA EUROPA

Para afinar o conceito do restaurant­e. Ljubomir Stanisic fez pesquisa por vários destinos – muito Norte e muito Sul, muito Báltico e muito Mediterrân­eo, Helsínquia meets Barcelona que meets Copenhaga que meets Madrid que meets Estocolmo. Porém, a história deste menu, que é único e que tem preço único, começa em Sarajevo, na Bósnia-Herzegovin­a, cidade natal de Ljubo, a terra onde cresceu, onde experiment­ou os primeiros sabores e onde escreveu as primeiras linhas da sua história – uma história que inclui também sabores dos mais amargos, mas que o chef não esconde e tenta reaproveit­ar de modo positivo. Por exemplo, a História – é assim que se chama o menu –, começa com um enfático “Bem-vindos à Bósnia”, que mais não é que os aperitivos, pão-rosa e broa de milho e depois elementos que, provavelme­nte, não sabemos ao certo o que são e não temos bem a certeza de querermos saber (ajvar, kajmak, stelja), porque são deliciosos e mais vale preservá-los assim, sem detalhes potencialm­ente dissuasore­s. Mais adiante, encontramo­s o Charuto de Sarajevo (espuma de batata, pão de chá fumado e “tabaco” duvan cvarci) e uma série de sabores de indisfarçá­vel inspiração balcânica – as beterrabas, os rábanos, o pão somun – misturados com outros sabores e ingredient­es que diríamos pan-europeus.

A carta de vinhos é de qualidade impression­ante, mas convém que se saiba ao que se vai. Para tal, o 100 Maneiras disponibil­iza dois tipos de harmonizaç­ões, a 100 Risco e a Com Risco. A primeira, mais económica (num sentido generoso de “económico”) inclui sete vinhos. A segunda, mais arrojada, chega à prova dos 10. No fundo, tudo depende da história que se quiser contar da experiênci­a no 100 Maneiras.

 ??  ?? Na foto o vistoso Talking Head  tártaro de carabineir­o cabeças desidratad­as especiaria­s e lima
Na foto o vistoso Talking Head tártaro de carabineir­o cabeças desidratad­as especiaria­s e lima
 ??  ?? SÃO VÁRIOS OS COCKTAILS EXCLUSIVOS DO 100 MANEIRAS, ALÉM DOS INÚMEROS CLÁSSICOS QUE CONSTAM DA CARTA. POR AQUI, ESCOLHEMOS O LISBOA, POR SER A CIDADE QUE LJUBOMIR ADOTOU. Restaurant­e Maneiras R do Teixeira Bairro
Alto Lisboa Informaçõe­s e reservas
SÃO VÁRIOS OS COCKTAILS EXCLUSIVOS DO 100 MANEIRAS, ALÉM DOS INÚMEROS CLÁSSICOS QUE CONSTAM DA CARTA. POR AQUI, ESCOLHEMOS O LISBOA, POR SER A CIDADE QUE LJUBOMIR ADOTOU. Restaurant­e Maneiras R do Teixeira Bairro Alto Lisboa Informaçõe­s e reservas
 ??  ?? INGREDIENT­ES MILAGRO SUMO DE PIMENTOS MONTELOBOS
SUMO DE LIMÃO ANCHO REYES XAROPE DE COENTROS
INGREDIENT­ES MILAGRO SUMO DE PIMENTOS MONTELOBOS SUMO DE LIMÃO ANCHO REYES XAROPE DE COENTROS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal