GQ (Portugal)

QUERIDO, TROQUEI OS GARFOS

Prato para pão, faca para manteiga, garfo de mesa, faca de mesa, garfo de peixe, faca de peixe, colher de sopa, talheres de sobremesa, prato de entrada, prato de jantar, copo de vinho tinto, copo de vi... Pausa. Garantimos que não é tão complicado como pa

- Por Ana Saldanha.

Já todos estivemos na situação de um almoço ou jantar mais formal em que tentámos olhar para o lado – muito disfarçada­mente, como se estivéssem­os num exame de Matemática – para copiar o colega e evitar momentos embaraçoso­s. Mas essa história acabou, viemos provar que os talheres não são um inimigo público e acabar com o pânico do “será que estou a comer o pão do vizinho do lado?”.

A primeira dica salva‑vidas é a mais sim‑ ples de todas: por mais talheres que exis‑ tam, devemos começar a usá‑los de fora para dentro. Depois de serem usados, os ta‑ lheres não voltam a ser colocados na mesa – ficam apoiados no prato. Comida servida num prato, come‑se com garfo e faca, se for servida numa taça, usa‑se a colher. Se lhe passarem a rasteira da combinação garfo‑ ‑colher, o garfo serve para segurar a por‑ ção e a colher para cortar e meter a comida na boca. As facas de carne (normalment­e serrilhada­s) usam‑se apenas para carnes vermelhas e aves. Para peixe existe uma faca própria, usada para afastar peles e es‑ pinhas. Omeletes, legumes e outros alimen‑ tos podem ser cortados com a parte lateral do garfo.

Lembra‑se de quando as mães diziam que não se brinca com facas? Pois é. Gesti‑ cular com os talheres durante uma conver‑ sa é completame­nte proibido.

Na infelicida­de de se cruzar com um osso ou com uma espinha, saiba que estes de‑ vem ser retirados da boca da mesma for‑ ma que foram lá parar, ou seja, se estiver a comer com as mãos, tira com as mãos, se o transporte definido foi o garfo, também o será na viagem de regresso.

Quanto aos copos, a coisa fica ainda mais simples. Os copos devem estar sem‑ pre à direita do prato. Em inglês existe uma regra simples para decorar isto: drink (be‑ bida) tem 5 letras, assim como right (direi‑ ta). A ordem – a partir do copo mais próxi‑ mo do prato – é água, vinho tinto e vinho branco. No caso de ser servido champanhe durante a refeição, o copo – flûte – fica à direita do copo de água. Os copos de vinho branco seguram‑se pelo pé e os copos de vinho tinto pelo balão (é provável que os especialis­tas em vinhos discordem profun‑ damente dos especialis­tas em etiqueta nes‑ te ponto particular). Já os copos de cocktail, servidos no momento pré‑refeição – as welcome drinks – não devem ser levados para a mesa.

Semelhante à regra das bebidas à direi‑ ta, há outra para decorar de onde se deve servir – no caso das entradas que são par‑ tilhadas, por exemplo. Ora, se drink tem cinco letras e por isso fica à direita, food, que tem quatro, está à esquerda, left, tam‑ bém com quatro letras. Por favor, lembre‑se disto e não volte a comer o pão do vizinho com a manteiga do vizinho.

Quanto à postura, cotovelos só devem estar em cima da mesa se não forem coabi‑ tar com pratos e talheres.

Abstemo‑nos de comentário­s sobre usar o telemóvel à mesa porque achamos que, nesta altura, já é um pecado igual a masti‑ gar de boca aberta.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal