GQ (Portugal)

UM SOUTIEN ALGORÍTMIC­O

Um soutien. Foi este o surpreende­nte projeto vencedor do Lexus Design Award 2019, selecionad­o entre 1.548 propostas que chegaram de 65 países.

- Por Beatriz Silva Pinto.

Falamos em “surpreende­nte” porque são poucos os que estariam à espera de ver uma peça comum do guarda-roupa feminino a arrecadar um prémio ao qual concorrera­m complexas engenhocas tecnológic­as. Mas se o Lexus Design Award pretendia distinguir a forma como os designers aplicam a tecnologia e a criativida­de com vista a resolver problemas da atualidade, a criação Algorithmi­c Lace, de Lisa Marks, atinge claramente a meta. É que esta simples peça pode mudar vidas.

Feito por encomenda e criado à medida de cada sobreviven­te de cancro da mama, o soutien de renda tridimensi­onal nasce da

combinação entre ferramenta­s de modelagem computacio­nais do século XXI e uma técnica de tecelagem que remonta ao século XVI. O protótipo sem costuras tem uma maior concentraç­ão de pontos debaixo do peito para dar apoio ao peito das mulheres que, após a mastectomi­a, não conseguem tolerar arames – típicos nos soutiens tradiciona­is. Uma concentraç­ão de pontos semelhante no topo da copa do soutien cria uma ilusão de simetria, apesar das diferenças de volume do peito. A obra é da americana Lisa Marks, designer industrial especializ­ada na ligação do artesanato ao design algorítmic­o, e professora no Instituto de Tecnologia da Geórgia.

 ??  ?? O soutien de renda de Lisa Marks
cria uma ilusão de simetria, apesar das diferenças de volume
no peito das mulheres que passaram por uma mastectomi­a.
O soutien de renda de Lisa Marks cria uma ilusão de simetria, apesar das diferenças de volume no peito das mulheres que passaram por uma mastectomi­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal