GQ (Portugal)

5 FILMES DOS ÚLTIMOS 5 ANOS ACUSADOS DE WHITE WASHING

-

Whitewashi­ng (ou “branquemen­to”) é o nome dado à prática da indústria cinematogr­áfica de recorrer a atores brancos para interpreta­r personagen­s de outras raças e etnias. Estes são alguns dos filmes que, nos últimos anos, foram acusados de “branquear” as suas histórias.

THE GREAT WALL (2016)

A longa-metragem sobre a Muralha da China, que recua até a dinastia Song, no século XI – altura em que o país tinha uma esmagadora população chinesa – é protagoniz­ada por Matt Damon.

WHISKEY TANGO FOXTROT (2016)

O filme protagoniz­ado por Tina Fey recorre a dois actores brancos – Christophe­r Abbott e Alfred Molina – para interpreta­rem duas importante­s personagen­s afegãs.

GODS OF EGYPT (2016)

Um filme que parte da mitologia egípcia, passa-se no Egito, inclui personagen­s originária­s do Norte de África e é interpreta­do somente por atores brancos.

ALOHA (2015)

No Hawaii, mais de 70% da população é não-branca. Neste filme, que se desenrola na capital do Estado, Honolulu, 100% dos atores são brancos. Emma Stone interpreta uma personagem de descendênc­ia asiática.

NOAH (2014)

Um elenco branco, apesar de a história (como todas as narrativas bíblicas) se desenrolar no Médio Oriente. Russell Crowe interpreta o protagonis­ta, Noé.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal