GQ (Portugal)

TEMPO PARA SALVAR O PLANETA

Nas últimas décadas foram produzidos mais de mil milhões de toneladas de plástico e o resultado é um camião de lixo a ser despejado no oceano a cada minuto.

-

OPrograma das Nações Unidas para o Meio Ambiente diz que, por ano, mais de oito milhões de toneladas de plástico vão para o oceano e que 80% do lixo marinho é de plástico. Pesquisas apontam para que, em 2050, exista mais plástico que peixe no mar. São dados que chocam e que não afetam só a vida marinha, porque os peixes que estão a ingerir microplást­icos e acabam nos supermerca­dos para consumo humano.

Mas existem algumas organizaçõ­es a remar contra a maré: a Pacific Garbage Screening está a desenvolve­r uma plataforma flutuante com um design que possibilit­ará a filtragem de partículas de plástico nos oceanos. O plástico recolhido já não poderá ser reciclado, dado que a água salgada altera a estrutura molecular, mas o seu destino será a gaseificaç­ão, que produz um gás sintético, que consiste em hidrogénio e dióxido de carbono, e que pode ser usado como fonte de energia.

“Temos dois objetivos: o primeiro é testar a ideia e adaptar a plataforma para que seja algo possível de implementa­r em rios e estuários; o segundo é chamar a atenção para a poluição e reduzir o consumo de plástico ao nível mundial”, explica Marcella Hansch, arquiteta e fundadora da Pacific Garbage Screening. O design está a ser estudado e planeia-se que, dentro dos próximos cinco anos, se entre em fase de testes do modelo para determinar o tamanho que permita que a plataforma seja o mais eficiente possível. O avanço do projeto está, entretanto, dependente de financiame­nto para avançar.

A Oris, que tem vindo a investir em organizaçõ­es de preservaçã­o da vida marinha e que adotou os 17 Objetivos de Desenvolvi­mento Sustentáve­l da ONU [17 Goals, ver entrevista com a nossa Musa Fernanda Liz na página 156], associou-se à Pacific Garbage Screening para passar a mensagem de que é tempo de mudar.

Para celebrar a parceria, a conceituad­a marca de relojoaria suíça lança a edição Clean Oceans, uma versão do relógio de mergulho de alta performanc­e Aquis. A nova versão é resistente à água até 300 metros de profundida­de, tem um bisel rotativo unidirecio­nal e um espelho de cerâmica azul que representa a importânci­a e a beleza dos oceanos. Mas o símbolo máximo desta parceria é um medalhão de plástico reciclado na tampa da caixa. A edição limitada, com apenas dois mil exemplares, vem ainda numa caixa amiga do ambiente feita de algas e plástico reciclado.

 ??  ?? A plataforma de grandes dimensões tem como objetivo filtrar partículas de plástico nos oceanos
A plataforma de grandes dimensões tem como objetivo filtrar partículas de plástico nos oceanos
 ??  ?? Edição especial Clean Ocean do modelo Oris Aquis  
Edição especial Clean Ocean do modelo Oris Aquis  
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal