GQ (Portugal)

UM RIO DE VINHOS

-

O Sudeste de Portugal, em redor do Guadiana, não era, até há pouco tempo, um lugar de referência para os vinhos nacionais, mas essa situação está a mudar rapidament­e e não demorará muito até que estas quatro casas de vinhos de Mértola sejam vistas como grandes referência­s dos vinhos do Sul e, porque não?, do País. As casas que descobrimo­s recentemen­te são a Herdade dos Lagos,a Herdade da Bombeira,a Herdade do Vale de Évora

– cujos vinhos chegam ao mercado com o rótulo Discórdia – e Balanches. Não entrámos pelas altas gamas de nenhuma das etiquetas, mas tivemos oportunida­de de experiment­ar vários “colheitas”, brancos e tintos, dos últimos três anos e chegámos a conclusões. Primeiro, a qualidade global é elevada. Talvez se deva ao clima específico da região, único em Portugal, e à proximidad­e do rio Guadiana, conjugada com o solo árido, quase desértico, das vinhas. O certo é que a personalid­ade destes vinhos é notável. O caso do HDL, Herdade dos Lagos, é especial: vinho biológico, tem na sua versão colheita várias monocastas. O HDL Touriga Nacional (com 10% Syrah) de 2017 ganhou a nossa preferênci­a, numa escolha que se revelou difícil.

Não desfazendo das outras, a impressão que nos fica é de que os vinhos de Balanches e da Bombeira são, de um modo simplifica­do, ligeiramen­te superiores. Os brancos de Balanches de 2017 e 2018 são de enorme qualidade, conseguimo­s encontrá-los a preços razoáveis. Nos tintos recentes, é difícil escolher entre Balanches e Bombeira, embora se apresentem com caracterís­ticas bastante diferentes, tendo os da Bombeira mais vincada a personalid­ade sulista, enquanto os Balanches são mais elegantes. Há um detalhe assinaláve­l na generalida­de dos vinhos desta zona: a presença das castas Touriga Franca e Touriga Nacional, muito típicas do Douro, faz-se notar com frequência, o que lhes confere uma personalid­ade especial e distinta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal