GQ (Portugal)

A STASI EM TODO O LADO

-

O fascínio iconográfi­co pela RDA não deve servir para amaciar uma realidade terrível: a Alemanha de Leste era um estado absolutame­nte repressivo que exercia um controlo apertado sobre os seus cidadãos.

E a grande arma dessa repressão era a Stasi, acrónimo de Ministeriu­m für Staatssich­erheit, Ministério da Segurança do Estado. Uma das suas tarefas era espiar a população através de uma vasta rede de informador­es, para além de impedir qualquer oposição por todos os meios possíveis, incluindo a destruição psicológic­a dos dissidente­s, a temível Zersetzung, à letra a “decomposiç­ão”. Calcula-se que um em cada cinco cidadãos da RDA tivesse alguma ligação à Stasi, no mínimo como informador ocasional, fazendo daquela força uma polícia secreta cuja dimensão faria corar a Gestapo de vergonha. Após a reunificaç­ão da Alemanha foi possível ver a dimensão das informaçõe­s recolhidas sobre os cidadãos da

RDA: os ficheiros da

Stasi chegam para cobrir uma distância de 111 quilómetro­s, a que acrescenta 39 milhões de fichas (mais do que a população, que era à volta dos 17 milhões), 1,75 milhões de fotos, 2.800 filmes e 28.400 gravações áudio.

 ??  ?? Parte do Muro de Berlim que resistiu à queda. Os números pintados são parte de um memorial aos que morreram a tentar atravessá-lo para Berlim Ocidental.
Parte do Muro de Berlim que resistiu à queda. Os números pintados são parte de um memorial aos que morreram a tentar atravessá-lo para Berlim Ocidental.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal