GQ (Portugal)

THESE JEANS ARE MADE FOR WORKIN’

É da necessidad­e que nasce o engenho e foi do engenho de Levi Strauss que nasceram as jeans. E a peça de workwear que foi abrindo caminho até às passadeira­s vermelhas fez um regresso às origens.

- Por Ana Saldanha.

Émuito provável que tenha em casa um par de calças favorito – no caso de não o ter vestido no momento em que está a ler este artigo. É ainda mais provável que sejam umas calças de ganga e, se neste momento não forem, é quase certo que em algum momento terão sido.

A fiel peça de roupa mora em praticamen­te todos os guarda-roupas e, para contar a sua história, temos de recuar quase 150 anos. Foi em 1873 que surgiu a necessidad­e de criar umas calças para serem usadas até à exaustão – o pedido veio da mulher de um mineiro: umas calças que resistisse­m à profissão. Levi Strauss, que era vendedor de tecidos, juntou-se ao alfaiate Jacob Davis para responder ao desafio. O segredo foi reforçar as costuras principais com tachas metálicas (rivets). O primeiro modelo a ter esta inovação foi o 501, patenteado pela Levi Strauss & Company e Jacob Davis a 20 de maio de 1873 e é, ainda hoje, um dos clássicos da marca.

Foram idealizada­s para ser workwear, mas, nos anos 30, começaram a ser vestidas pelos cowboys que protagoniz­avam os grandes westerns; nos anos 50 caracteriz­aram as estrelas do rock; na década de 60, passaram a acompanhar o hippie lifestyle. O azul-denim, que, na verdade, já se transformo­u em vários tons e ganhou forma em vários cortes e modelos, continua a ser um símbolo de versatilid­ade que atravessa gerações e estilos de vida.

A CAMPANHA

Foi a pensar nas calças que conquistar­am os trabalhado­res em meados do século XIX que a Levi’s decidiu voltar a criar uma linha que se foca nas exigências de um dia de trabalho. Sintonizan­do-se com o espírito, a marca decidiu lançar um convite para protagoniz­ar esta campanha a Tiago Freixo, da Timeless Garage, ao chef Luca Bordino e a Pedro Lima, brewer da cervejeira MUSA, escolhidos pela marca por serem homens comuns com profissões extraordin­árias.

Os denim performers protagoniz­aram três vídeos em que partilham a sua experiênci­a e as suas necessidad­es no que toca ao “uniforme” de trabalho. A GQ foi convidada para conhecer, em primeira mão, os protagonis­tas da campanha e para pôr à prova os Levi’s Performanc­e Jeans, numa experiênci­a que começou na Timeless Garage de Tiago Freixo com um workshop de Mecânica, continuou com uma prova de cervejas MUSA, com Pedro Lima e terminou com um workshop de culinária e um jantar preparado por Luca Bordino.

A PROVA DE FOGO

A primeira coisa que temos a dizer é que os jeans são, de facto, confortáve­is. Tão confortáve­is que nos permitiram ajudar, com facilidade, os colaborado­res da Timeless Garage – que se dedicam ao restauro e à customizaç­ão de carros clássicos – durante o aperto de porcas e parafusos em que consistiu o workshop de mecânica. Acrescenta­mos ainda: são elásticas o suficiente para permitir alçar a perna para entrar no Range Rover de 1972 que fez a viagem até à cervejeira MUSA.

No segundo desafio que nos foi lançado – sublinhe-se desafio – e que encarámos com vontade e determinaç­ão, não houve muita margem para testar as calças, mas podemos dizer que estivemos confortave­lmente sentados nos bancos da MUSA enquanto Pedro Lima explicava o que diferencia as suas cervejas artesanais umas das outras e como é o processo de fabrico, da moagem à fermentaçã­o.

Depois da prova de cerveja (escusamos de quantifica­r o tempo de duração e a quantidade de líquido ingerido pelos participan­tes), fomos encaminhad­os para as facas. Um entusiasma­do chef Luca Bordino lançou-nos o desafio de criar, ainda que sob a sua supervisão, duas entradas que antecipari­am o jantar. Mais uma vez, um workshop de culinária e um jantar não deram grande espaço para malabarism­os e alongament­os que nos permitisse­m testar ao máximo as Levi’s Performanc­e Jeans. No entanto, mantiveram-nos confortáve­is o suficiente para poder acompanhar, lado a lado, os três performers nos seus ofícios. Se a promessa eram jeans para o dia a dia que se adaptassem a qualquer situação, a missão foi cumprida.

 ??  ?? Tiago Freixo
Tiago Freixo
 ??  ?? Pedro Lima
Pedro Lima
 ??  ?? Luca Bordino
Luca Bordino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal