GQ (Portugal)

RADAR CULTURAL

Um guia cultural para o incentivar a ler mais, ver mais e ouvir mais em 2020.

- Por Beatriz Silva Pinto.

COREIA DO NORTE EM TINTA

É a única coleção de gravuras norte‑coreanas que podemos folhear e contém obras que datam dos anos 50 até ao início do século XXI. Devemo‑la a Nicholas Bonner, aficionado pelo país, que há dois anos editou o Made in North Korea, uma compilação em livro de bilhetes, embalagens, folhetos e outros quantos objetos gráficos norte‑coreanos. Desta vez, o autor britânico dedicou‑se a colecionar (e, agora, a publicar) gravuras que retratam o quotidiano de maquinista­s, metalúrgic­os, agricultor­es, cientistas, pescadores e crianças de um país de que muito ouvimos falar, mas cuja produção artística nos é desconheci­da. Um testemunho em 240 páginas do talento dos artistas do país e da criativida­de que subsiste por trás da propaganda.

CARA A CARA

Sete décadas de retratos de Cartier-Bresson foram condensado­s nesta grande exposição de fotografia que aterrou na Alfândega do Porto. Lá podemos cruzar-nos com Marilyn Monroe, Martin Luther King, Jean-Paul Sartre, Pablo Picasso ou Che Guevara – todos eles eternizado­s pela Leica do mítico fotógrafo e fundador da agência Magnum Photos. Henri Cartier-Bresson: Retratos tem como ponto de partida o livro Tête à Tête, publicado em 1998, e é arquitetad­a pela empresa portuguesa Art For You em parceria com a Fundação Henri Cartier-Bresson. As 121 fotografia­s podem ser vistas até 12 de abril. Os bilhetes custam 10 euros.

ALFREDO CUNHA NO FEMININO

Como tiro de partida para a celebração dos seus 50 anos de carreira, Alfredo Cunha olha retrospeti­vamente para a presença das mulheres na sua obra e destaca 60 fotografia­s na exposição O Tempo das Mulheres – título partilhado com um livro que acabou de ser editado pela Tinta da China. Este último é como se fosse uma extensão da exposição, reunindo cerca de 420 fotografia­s de mulheres, tiradas entre 1970 e 2019 em mais de 20 países, e textos de Maria Antónia Palla, histórica jornalista feminista ao lado de quem Alfredo Cunha iniciou a carreira de fotojornal­ista. A mostra ocupará o Torreão Poente da Praça do Comércio, em Lisboa, até 12 de janeiro.

 ??  ??
 ??  ?? Printed in North Korea: The Art of Everyday Life
in the DPRK. Nicholas Bonner. Phaidon. €29,95
Printed in North Korea: The Art of Everyday Life in the DPRK. Nicholas Bonner. Phaidon. €29,95
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal